Músicas do Mundo que Me Edificam #0083 – Dead Fish – Sobre a Violência

Faixa 02 do CD “Sonho Médio” traz o título autoexplicativo “Sobre a Violência“. Então vamos falar sobre ela.

Música: “Sobre a Violência” – Dead Fish

Letra:

Você insistiu em não perceber,
virar as costas e esquecer,
agora é tarde, não tente se esconder!

 E sobre a violência,
que você fingiu não ver agora explode,
agora explode em sua cara,
eu só vejo o sangue a correr.

Não há mais nada,
não tente se omitir
e nem aponte o dedo pra fingir não ser você.

E sobre a violência,
que você fingiu não ver agora explode,
agora atinge a sua vida
e eu só vejo muros a crescer.
E sobre a violência,
que você fingiu não ver, e agora explode,
agora atinge os seus filhos
e eu só vejo lágrimas a correr.

 

A letra traz de forma bem clara a crítica aqueles que só ~percebem~ ou tomam posição em respeito a violência, quando ela bate na porta da própria casa (ou bate na cara de algum dos seus). A violência é uma constante em nossa sociedade, as camadas mais pobres sofrem diariamente de forma absurda com isso, enquanto os ~nobres de bem~ das elites de poder, apenas apontam dedos em direção aos que eles próprios oprimem. O contato com a violência por parte da minoria de privilegiados é apenas na hora de erguer muros, colocar cercas elétricas ou contratar um serviço de vigilância patrimonial.

Mas acho que a letra pode ir um pouco além. Nós (todos) acabamos por virar o rosto e nos acostumar com a violência que constantemente acontece e é explorada em nossa sociedade. Se a violência acontece porque é explorada pela mídia e sociedade ou se é explorada em demasia porque acontece, não sei te responder. É o famoso dilema do Tostines. Temos que refletir que a violência sempre é uma resposta (em forma de ação) por parte de alguém. Muitas vezes sem sentido, mas sempre como resposta. E temos que procurar saber o que motiva essa resposta violenta.

É necessário pensarmos a questão da violência nas inúmeras variedades que ela acontece e como temos contribuído com isso. Vamos tentar pensar alguns passos atrás da origem ainda, pra não sermos o babaca que só aponta dedos e tem uma #SantaIndignação no Facebook (Instagram, Twitter, Mirc) depois que a violência explode, atinge nossos filhos e só nos resta derramar lágrimas.

Na próxima sexta eu volto com “Modificar“.

 

 

 

*vale lembrar que o Músicas do Mundo Que Me Edificam traz a opinião/visão do colunista a música e não necessariamente é a mesma do autor/artista criador da música.

Posted in Artigos, músicas do mundo, Músicas do Mundo que Me Edificam, musicas seculares, Sessões and tagged , , , , , , , , , , , , , , .