Cristianismo Propineiro

SOMOE se Deus retirasse todos seus bens, saúde e felicidade? Estou sendo muito dramático?

Vamos trazer uma situação um pouco mais perto de nosso cotidiano: E se Deus não respondesse nenhuma de suas orações, vigílias, novenas (seja qual for seu credo)? Menos insólito, não é?

Não! Engana-se caro leitor (a) se acredita que estarei abordando nuances do livro de Jó. Se bem que reconheço ser este o livro perfeito quando se trata do tema: Orações não respondidas. Na verdade, quero analisar as situações supracitadas por uma ótica diferente. A nossa! Qualquer pessoa minimamente instruída sabe que nosso Estado tem seus vícios; Corrupção, agiotagem política, descaso por parte dos poderes públicos com funcionários que deveriam, em qualquer sociedade minimamente organizada, ser reverenciados por sua importância social.

Somos o País do toma lá da cá, e infelizmente esse ranço está infiltrado no seio de nossa cultura. Acha que os políticos se tonam corruptos como em um passe de mágica ao serem eleitos?  Ou mesmo nossa polícia “violenta” desenvolve sua truculência após envergar a farda? Essas características, em minha opinião de merda, fazem parte da cultura do “jeitinho brasileiro” e estão inclusive inseridas em nossas igrejas! Queremos pagar propinas à Deus, isso torna-se inegável quando exemplificada em nossas multi maneiras de agradar um criador onipotente, onisciente e onipresente para ganharmos algo em troca.

  • Fazemos propósitos;
  • Vigílias;
  • Mudamos nossas vestes;
  • Oramos e clamamos;
  • Fazemos caridade.

Independente da roupagem que utilizamos, queremos agradar a Deus para que sejamos aceitos em seu reino, para que tenhamos sua boa vontade. Não procuramos entende-lo! Queremos suas mãos antes de procurarmos sua face! Responda: Quando ora por alguém, está fazendo isso porque realmente se importa com a condição de miséria dessa pessoa ou porque sabe que Deus se agrada dessa prática e assim ele vai ficar feliz com você? O fundo, mesmo que resistente em aceitar, sei que me importo muito mais comigo do que com os outros! Jesus sabia disso! Sabia que seria egoísta por natureza. Talvez tenha sido motivado por tal sentimento que ele aconselhou que a medida do meu amor pelo próximo deveria ser a que tenho por mim mesmo!

Posted in #provocações, Artigos and tagged , , , .