Obras de justiça…
…portanto quando você der esmola, não anuncie com trombetas, como fazem os hipócritas;
…e quando vocês orarem, não façam a fim de serem vistos pelos outros;
…quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os fariseus…
Entendeu agora que a linguagem do reino de DEUS esta totalmente diferente do que temos visto por ai?
O Reino não se trata de um SHOW, não esta condicionado ao alto volume do som ou de um espetáculo espalhafatoso de impressionantes formas e apelos puramente externos.
O reino aparenta bem menos do que é a realidade, no secreto, sem propaganda, no quarto, sem cara triste, enfim… Por trás dos palcos e dos mega cenários. Sua recompensa não vem através de desempenho público, mas de uma disposição vigorosa de uma pratica discreta e por que não dizer, praticada em segredo.
O que dizer do “acumular tesouros na terra”. Isso não funciona nesse tipo de reino que preferi e não faz questão alguma de aparecer. Quantas vezes nossa vida gira em torno de acumulação, que visam à posição social e ao consumo excessivo para fins de ostentação ou de obtenção de status? Enfim… “acumulem tesouros nos céus”
Fica a reflexão de que o reino de DEUS, então, é um movimento revolucionário, de contracultura (proclamando uma incessante rebelião contra essa tirania) que:
Primeiro, pratica uma generosidade para com os pobres libertadora, a fim de destronar a ganância e derrubar o regime do dinheiro. (consegue ver isso hoje em sua realidade de comunidade???)
Segundo, pratica um tipo de oração que é um ato que desafia a resistente e orgulhosa busca pelo poder, procurando o perdão e a reconciliação, em lugar da retaliação e da vingança. (e esse você tem vivenciado???)
E por ultimo, pratica o jejum, como uma revolta contra o domínio dos impulsos que visam à mera gratidão física. Dessa forma, a inclinação para o sexo e para outros apetites físicos não terá controle sobre vós, como se fôssemos seus escravos. E tudo é praticado de maneira encoberta, em segredo, para não serem corrompidos na forma de um SHOW público e externo, “como os hipócritas fazem” (Preciso falar algo???)
Por essas razões, acredito que não possamos prosseguir sem que façamos essas reflexões bastante difíceis acerca de nossa própria vida, de nosso mundo e de nosso estilo de vida. O que aconteceria com nosso mundo caso uma número crescente de pessoas como nós praticasse um estilo de vida semelhante a este?
CHOREMOS…
*SPOILER: revelações do enredo de uma obra. O termo vem do inglês, mais precisamente está relacionado ao verbo “To Spoil”, que significa estragar. Numa tradução livre, spoiler faz referência ao famoso termo “estraga-prazeres”.
Juliano Fabricio – “um estraga-prazeres”