A algum tempo ensaio escrever este texto, mas sinceramente, não tinha nenhum ânimo para investir minha energia, e a energia do computador para escrever uma espécie de esclarecimento de algo que me parece óbvio, mas que gera tanto problema nas redes sociais, o assunto são as LEGENDAS IDEOLÓGICAS.
Dia após dia eu vejo e/ou recebo textos acusando os comunistas de serem piores que os nazistas, de que os capitalistas são fascistas, de que os calvinistas são prepotentes e que os arminianos são uns ignorantes e bla bla bla bla bla… Viu pq eu disse que não queria gastar minha pouca energia nisso? Aposto que apenas na explicação, você já está cansado.
A algum tempo atrás, eu acessei o perfil de um famoso gospel e a sua bio constava:
“Quem se define, se limita”
E caramba, mesmo vindo de um famoso cantor da casinha do sapo, eu tive que concordar com ele, mas também tenho que acrescentar uma outra verdade que mesmo em antítese a está primeira, constitui uma verdade:
“Quem não se define, não permite que ninguém o compreenda”
Pois é… mesmo em pleno 2014, ainda temos problemas da época de nossos pais, como bem profetizou Belchior, e não conseguimos fugir das duvidas deles…
Assim, proponho aqui, elucidar alguns pontos sobre as fatídicas LEGENDAS que assumimos para nos definir, no objetivo de que possam nos compreender, sem que seja necessário, nos limitarmos.
Cada legenda que assumo, seja ela capitalista, socialista, comunista, liberal, calvinista, arminiano, evangélico, protestante, cristão, feminista, etc, carrega em si, algo muito importante para quem não me conhece, a saber, uma definição BÁSICA sobre a maneira que acredito sobre determinada situação. Por exemplo.
Um “luterano” pode ser definido por alguém que é membro da igreja luterana, mas mais especificamente, um luteranos é uma pessoa que tem a sua maneira de pensar a fé a) norteada ou b) identificada com a maneira como esse reformador pensou. Lutero ensinava que a salvação não se consegue com boas ações, mas é um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça, através da fé em Jesus como único redentor do pecador. Apesar disso, em suas teses não negava a necessidade da confissão, considerando-a necessária para o perdão da falta. Sua teologia desafiou a autoridade papal na Igreja Católica Romana, pois ele ensinava que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada e opôs-se ao sacerdotalismo, por considerar todos os cristãos batizados como um sacerdócio santo, entretanto Em seus últimos anos, Lutero tornou-se algo antissemita, chegando a escrever que as casas judaicas deveriam ser destruídas, e suas sinagogas queimadas, dinheiro confiscado e liberdade cerceada. Essas afirmações fizeram de Lutero uma figura controversa entre muitos historiadores e estudiosos. Esse é o LUTERO, indiscutivelmente um dos homens mais importantes da reforma e também da educação na Alemanha, contudo, influenciou algumas coisas bem negativas… E como são, portanto, os luteranos? Antissemitas? AntiRomanistas? Curte uma cerveja? A resposta é NÃO, nem todos são assim, mesmo que possa haver os que sejam, por assim dizer, tentativas fajutas de copiar o Lutero, a maioria dos luteranos, utiliza esse titulo, apenas para designar a maneira pela qual os aspectos soteriologicos são estabelecidos na vida de um cristão, em oposição a outro tipo de pensamento, como o dos católicos romanos, por exemplo. Assim, é um absurdo deslavado e desonesto chamar um LUTERANO de antissemita apenas por ele ser luterano, pois não é disso que se trata e este não é a principal e mais destacada característica de Lutero.
Isso serve também para legendas politicas/econômicas. Nem todo CAPITALISTA é um explorador malvado que quer acumular todo o capital do mundo mesmo que as pessoas na rua passem fome ou coisa assim, claro que não… na verdade muitos se denominam CAPITALISTAS sem nem ao menos ter lido qualquer coisa sobre o tema, eles simplesmente acham que o SOCIALISMO é ruim… Os socialistas também, muitos dos que lutam pelo socialismo e não entram em shoppings ou não tomam Coca-Cola, nem sabem exatamente pq são contra essas coisas, pq nunca passaram nem perto de ler o capital, simplesmente, o CAPITALISTA acha que cada um tem que lutar pelo seu e o estado tem que atrapalhar o mínimo possível e o socialista acha que o estado tem que abraçar tudo e dividir conforme as necessidades, mas nem o capitalismo e nem o socialismo são só isso.
Por fim, temos a LEGENDA de evangélico (nem falei de calvinismo vs arminianismo, pq isso já está descrito em outro texto, aqui), e este é talvez o mais tenso de todos para nós, EVANGÉLICOS aqui do Brasil. Evangélico, deveria ser, aquele que acredita no evangelho e que é um evangelista, um propagador do evangelho, da boa notcia que Cristo trouxe, mas não é raro, alguém perguntar se eu, evangélico, sou da igreja daquele pastor que vende paradas na Tv, ou aquele que fala que se não der o dizimo eu vou perder tudo, ou ainda aquele apóstolo que faz todo mundo cair quando sai gritando, e sinceramente, isso me deixa bem triste… Não, eu não sou evangélico IGUAL esses caras, pq oq DEFINE ser evangélico não é ser ladrão ou manipulador, mesmo que haja muitos evangélicos que sejam… Eu não sou socialista como o STALIN ou como MAO que mataram uma porrada de inimigos e até de companheiros num fascismo de esquerda (se vc é de esquerda, admita, EXISTE fascismo de esquerda sim) pq ser assassino não é oq define um SOCIALISTA, mesmo que existam SOCIALISTAS assassinos, assim como MATAR COMPANHEIROS seja um valor CONTRÁRIO AO SOCIALISMO, e ainda assim, existam aqueles que se definem socialistas sendo assassinos, manipular e roubar são valores contrários ao cristianismo e existem aqueles que, se denominando cristãos, são ladrões, manipuladores, egoístas, homofóbicos, racistas, machistas, xenofóbicos, elitistas e muitas outras coisas… Ou seja, não é pq alguns bandidos se apoderaram de uma legenda que tem como o objetivo definir alguns pontos da maneira como pensamos, que necessariamente, todo aquele que se utiliza dessa legenda também é um bandido.
Mais que Julgar alguém por suas legendas, mesmo que elas sejam feitas para nos identificar, enquanto cristãos precisamos ter a consciência que cada indivíduo é único e tem em si toda a capacidade para o mal e nenhuma capacidade para o bem (esse é um conceito CALVINISTA, mesmo que eu não concorde com tudo que o Calvino disse ao longo de sua vida) e que na maioria dos casos, essas legendas fora colocadas arbitrariamente, sem o cuidado ou mesmo a obrigatoriedade de definir plenamente, qual é cada pensamento sobre cada aspecto da vida dessa pessoa… O reino de Deus é feito de diferentes pessoas que em suas qualidades e defeitos, se sustentam mutuamente, e suas legendas representam em partes suas qualidades e em partes seus defeitos, que precisam ser compensados, consecutivamente, nos nossos defeitos e qualidades, pois por fim, apenas uma legenda é necessária no reino de Deus, e é esta a de CRISTÃO, imitador de Cristo, e o resto, que seja consequência desta.