E se você morrer amanhã? Está preparado?

evangelizando

Haverá aquele que em nenhum momento de sua vida, foi questionado por algum evangelista:

E se você morrer amanhã? Está preparado?!

Inúmeras religiões se replicam em perguntar o óbvio, sem o mínimo de sensibilidade sobre o caos filosófico que constitui a morte. Sabidamente, tudo (e quando digo tudo, é aquele TUDO, nome do grupo pelo qual, qualquer coisa existente, está nele incluído, ou seja, fora do TUDO só estão os entes, abstratos e concretos, que NÃO EXISTEM) que fazemos na nossa vida, é para impedir ou atrasar a morte, direta ou indiretamente…  Se você é tal, como sou, deve ter para de pensar sobre o principal ponto deste texto, e começou a pensar se existe alguma atitude ou omissão, na sua vida, que NÃO tenha o objetivo, direto ou indireto, de adiar ou evitar a morte, e acredite, é uma ótima questão para pensar ao longo do dia, mas lhe peço, com a humildade de um aprendiz de escritor, que deixe essa questão um pouco de lado por enquanto e voltemos à trama principal dessas mal traçadas linhas, tome por VERDADE (temporariamente) essa informação para que eu possa continuar. Grato: Continuando…

Se tudo, portanto, que fazemos na vida é para evitar ou retardar a morte, quando uma pergunta como a sugerida ao inicio deste post nos é feita por um religioso, mais que simplesmente um SIM ou um NÃO, para a resposta, rondam nossa cabeça, e acabamos por ter um choque de realidade que por muitas vezes, nos faz negar completamente a possibilidade de morte ou nos sensibiliza e nos faz querer saber a resposta a todo custo, ambas as reações sendo habituais e inúteis ao mesmo tempo.  Assim, essa indagação que nos é feita, não nos leva a um real questionamento sobre estarmos ou não preparados para a morte, antes, ela nos infla de emoções (mesmo que não queira admitir, até mesmo quando ignoramos, estamos dando uma resposta), e mesmo sendo feita por cristãos sinceros e piedosos, também é uma pergunta habitual e inútil.

A cultura cristã (todas elas) em paralelo a todas as outras religiões do mundo (incluindo o ateísmo, não que seja uma religião, mas uma ANTI-religião) tenta explicar oq nos acontecerá tão logo venhamos a nos impirulitar dessa para melhor, oq acontece DEPOIS da morte [Sobe a trilha de terror].

Para alguns talvez, essa seja a maior resposta que uma religião pode dar, ou ainda mais, a única, resposta efetiva, que uma religião pode dar… “Um amparo para vidas atormentadas, que por mais insignificantes que foram em vida, terão um repouso perpétuo no além-vida, gozando os prazeres de que foram privados na terra, por esse ou aquele motivo”, ou seja, lá oq for que a sua religião propõem lhe propõem para esse período da vida (desculpe o trocadilho), não mudará o fato de que a pergunta, é perturbadora ao extremo, pois numa mesma frase, constam as palavras MORRER e AMANHÃ… Tenso, né!

Assim, como não quero ser apenas o profeta do “quem se importa”, pregando contra alguma coisa sem propor a alternativa e sim, de maneira humilde, tentar apresentar uma nova proposta evangelística, que talvez até, vá em direção contrária a toda cultura cristã contemporânea, que julga ser o “E se você morrer amanhã? Está preparado?” a frase base para o pleno de evangelismo, alterando apenas uma palavrinha dessa frase, e deixando ela, assim:

E se você viver amanhã? Está preparado?

Ou ainda melhor, pra intensificar ainda mais a proposta evangelizadora, perguntaria:

E se você viver plenamente amanhã? Está preparado?

Assim, o evangelho que eu prego e acredito ser o evangelho de Cristo, não trata da MORTE, pelo contrário, trata da VIDA, e nos desafia a coragem e não o medo… Não proponho a possibilidade de MORTE como argumento final de convencimento da minha estrutura moral em confronto com a da outra pessoa, mas proponho simplesmente a vida… Oque você faria, se amanhã, você pudesse VIVER? E vida, entenda-se muito mais que vida biológica (assim como a morte da outra proposta é muito mais que a morte biológica), mas PLENITUDE DE VIDA!

Se amanhã pela manhã, você não precisasse ser homofóbico, e não tivesse mais raiva de pessoas que tem a orientação sexual diferente da sua?  Se amanhã, você não tivesse que provar que você é algo que de fato você não é, tendo que investir mais do que ganha pra isso? E se amanhã, você conseguisse ser você mesmo, e pudesse abrir mão de todo tipo de preconceito, de todo tipo de discriminação? E se… Meu, pensa só… E se amanhã, quando você levantar, toda a humanidade, fosse sua irmã, e você pudesse respeitar as pessoas pelo que elas são e não pelo que elas têm… E se, mano, amanhã, você pudesse VIVER… Você estaria preparado?! Mais louco ainda… Se eu te perguntar:

Se você puder começar a viver AGORA… NESSE MOMENTO… Você está preparado?

A proposta do evangelho que prego, é essa, não a resposta do ALEM-VIDA, mas a tentativa de instaurar uma mentalidade de VIDA e ponto, agora e além, uma vida ABUNDANTE, que inicia em mim (ao me converter, ou ainda, converter a minha visão de mundo a uma visão bíblica) , e transborda de mim, inundando quem está ao meu lado, afetando a vida até das pessoas que não aceitaram a propostas evangelística de mudar a cosmovisão atual para uma nova e bíblica, afetando a vida das pessoas que se opõem a essa proposta, afetando a vida, de qualquer um que não consiga viver.

Sei como é, você esta pensando:

Mas Barba…  Isso é utópico, e nunca vai dar certo…

Bem, Utopia por utopia, dentre tantos deuses para eu acreditar e servir, prefiro Jesus Cristo, que pelo contrário, é um Deus que acredita em mim até quando eu duvido dele… Utópico ou não, continuarei tentando amar tanto a todos, até que o amor seja indissociável da minha personalidade e da minha proposta de vida, quando eu for apresenta-la a alguém, até que o amor seja inseparável das minhas práticas e palavras, a ponto que qualquer um que tenha sede de viver (mesmo que ainda sobreviva na vida) queira se achegar a mim, e até que a pergunta seja inevitável

E se você puder viver amanhã? Está preparado?

Posted in Artigos and tagged , , , .