Briga Entre Cristãos por Política

Briga Imbecil

Briga Imbecil

É claro que discussões por causa de política, mesmo que acaloradas e apaixonadas, são algo essencial à democracia. Defender uma bandeira, aderir a uma plataforma, torcer por um determinado partido político, são todas coisas permitidas pela Bíblia e, dentro de atitudes corretas quanto a isso, pode ser algo muito saudável. Não somos deste mundo, mas estamos aqui e queremos uma vida tranquila, além de a política ser um meio inevitável de cumprirmos a lei de Deus – que é amar o próximo como a si mesmo (não a “teonomia”, “mover apostólico”, “o Brasil é do Sinhô Chessuis” e viagens teológicas similares).

Mas cristãos reduzindo Deus às suas plataformas políticas e usando isso como arma e munição para se atracarem e se ferirem?? Aí é demais, é ir muito além do que a Bíblia ensina sobre ser Igreja.

Às vezes vejo cristãos adotando idéias de ícones de ideais políticos por aí, como Olavo de Carvalho, Leonardo Boff, Fernando Henrique Cardoso, Marina Silva, etc, e indo além dos limites da admiração e concórdia para a idolatria e divinizando as plataformas de um, enquanto demoniza as plataformas de outro, santificando os adeptos de um e satanizando os adeptos de outras plataformas.. E o nome Santo de Deus é profanado no meio de tudo isso, como se o Senhor fosse adepto de alguma idéia humana podre atual, ainda mais na política.

Fico imaginando se os apóstolos ficassem discutindo entre eles, irmãos em Cristo, por causa de política, nos moldes absolutistas e radicais das discussões de hoje..

Um poderia dizer:
Somente os sistema político romano é de Deus. O sistema político judeu é farisaico, hiper conservador, homofóbico, machista, patriarcal.. Quem apóia isso não tem amor, não segue o Evangelho de Cristo!

Outro diria:
O sistema judeu é de Deus! Quem apóia os invasores romanos é cristão liberal, não é regenerado, não respeita o legado histórico da fé, não consagra a Deus todas as áreas da sua vida, deixa Deus fora da vida política.. enfim, não é um cristão/protestante/reformado de verdade!! É um falso cristão!

Mas Jesus diz:
O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
João 18:36

As Palavras de Jesus são bem claras. Deus não é cabo eleitoral de sistema político/econômico nenhum. Tenha sua posição política, mas seja livre e não busque aprisionar os outros dentro dela também. Diga não ao absolutismo político. Ame o próximo. Seja Direita, seja Esquerda, whatever. Deus está mais interessado nas suas idéias e atitudes de solidariedade na política do que em você maltratar os outros por discordarem de você.

Posted in Artigos and tagged , , , , , , , .