Ah, a igreja de Atos…!

Faz alguns anos que penso sobre isso, e acho que finalmente entendi porque a igreja primitiva tem sido tão sonhada e idealizada pelas pessoas. Depois de tantos anos de evolução, de idas e vindas, de caminhos tortuosos que nos trouxeram até aqui, eu sempre me perguntei por que raios algumas pessoas ficavam presas a uma idealização quase sonhadora do passado.  E acho que agora eu descobri.

Andre_Chang_Ben_and_Shirley

É mais do que pacífico o entendimento de que a igreja de Atos compartilhava tudo que tinha – mais compreendido e mais ensinado do que qual é e como é o fruto do Espírito. O que é mais intrigante pra quem vê de fora é que é exatamente no meio de um pico de individualismo na sociedade, uma parcela dela, a igreja, sonha com uma mentalidade de compartilhar.

Somos egoístas no transporte (e queremos nosso conforto independente de quantas horas esse conforto cobre para chegar no trabalho), somos egoístas nos nossos relacionamentos (e paramos de falar com as pessoas que achamos que estão abusando de nós), somos egoístas até nos casamentos (e não queremos abrir mão do que trazemos para uma relação conjugal que supostamente é para a vida toda) – e aí eu te pergunto:  Como que uma pessoa que não consegue ser totalmente desprendida dentro da sua própria casa quer ser desprendida com quem conheceu agora mesmo?

Aí eu passei a prestar mais atenção nos outros comentários das mesmas pessoas que diziam isso, são aquelas pessoas que reclamam do irmãozinho que tem carro mais chique e não quer atravessar a cidade pra me levar pra casa, que reclamam que fulano que tem cinquenta reais no bolso mas não me ajuda a comprar um sanduíche pra sair junto com a galera – só reclamações cujo foco é somente EU – o que a igreja pode fazer por mim.

Não querem abrir a porta do seu quarto-e-sala porque alguém tem uma casa com quatro quartos e essa pessoa tem mais obrigação de dar, porque tem mais. Então as pessoas querem voltar a uma igreja que compartilha não para dar tudo, e sim para receber tudo que acham que tem direito.

As pessoas não querem dar o que têm. Não querem viver a vida que Jesus propôs. Não querem viver Igreja – elas querem poder ter mais do que têm. Elas querem o que a Igreja pode proporcionar pra elas, e essas pessoas são anticristos. Mais do que qualquer Papa vai ser.

Posted in Artigos, Sessões.