Estamos em um momento no nosso país em que provavelmente encontraremos nas páginas dos livros de história de nossos filhos e/ou netos. Momento em que vemos muitos lutando, protestando e se manifestando. Várias capitais e várias cidades paradas com estes protestos. Cada dia mais vemos pessoas aderindo a causa, porém vemos muitos reclamando.
Reclamam que tem muito mauricinho, de Iphone 5, que nem precisa pegar ônibus e está protestando, reclamam que as manifestações estão parando seus carros importados com ar condicionado, reclamam que vinte centavos é algo mínimo, reclamam que tinham que protestar contra a corrupção, porque isto afeta os seus impostos, faz parte do dinheiro que sai dos seus bolsos! Reclamam que só tem baderneiro vagabundo e que a polícia tem mais é que descer a borracha nos manifestantes.
Porque alguém que tem uma vida financeira mais próspera não pode se manifestar contra algo que o indigna? Só negros podem se manifestar contra o racismo? Só mulheres podem se manifestar com a violência doméstica contra milhares de mulheres no Brasil? Porque ela não pode utilizar um smartphone para denunciar abusos, divulgar o que está acontecendo? Quando coisas similares estavam acontecendo no oriente médio anos atrás, não me lembro destes reclamões usarem este argumento. Parece que só é válido protestar se a causa atinge a MIM.
Porque uma manifestação anula toda a causa se ela traz um “dano” (que sinceramente, é o mínimo perto do dano no trânsito de milhares de brasileiros que sofrem com um transporte precário, uma saúde precária) para mim? Será que é uma miopia? Será que só vale se a causa trouxer benefícios a MIM?
Porque vinte centavos é algo mínimo para todos? Será que quarenta centavos por dia (sim amigo, quem vai também volta!) não é algo que faz a diferença com tantos trabalhadores que acabam trabalhando informalmente, dependendo de bicos e às vezes nem tendo condições de ter uma vida melhor por conta dos reais a menos por mês? Será o que indica se é muito ou não é de acordo MINHA medida?
Porque será que não conseguem enxergar que aumento na tarifa é um sinal de muitas coisas por trás? De empresas financiando candidatos, de licitações feitas debaixo do pano, de ganhos a mais para governantes… Será que a corrupção só é corrupção quando afeta o MEU lado?
Porque será que uma parcela de baderneiros/vândalos passou a representar toda uma categoria? Se uma causa tem baderneiros, vândalos e por conta disto a causa da luta toda é inválida, porque a MINHA religião ainda é válida mesmo com uma parcela de líderes corruptos (e nem falo do neo-pentecostalismo, tem muita denominação da ‘sã doutrina’ que tem suas maçãs podres!).
Muito do que vejo destas reclamações é fruto de um egoísmo, de uma falta de ver a dor do outro, de uma falta de sentir a dor do próximo, de uma falta de desejar AO PRÓXIMO o que desejo PARA MIM.
Me lembro de um personagem de um programa que via quando era pirralho, castelo ra tim bum, aquele carequinha que dizia que ‘um dia este castelo será meu, meu, meu!!!’. Doutor Abobrinha, lembram?
E se você pensa que uma vida egocêntrica não é idolatria, pare pra pensar se você não está colocando seu ego (sim, o seu EU) acima de Deus.
“Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados.Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados”.
Provérbios 31:8-9