Não sei de onde esse povo ‘crente’ tira que qualquer um, qualquer pessoa que não pertença ao meio evangélico (isso inclui católicos) está conscientemente servindo ao diabo em pessoa…
Há umas semanas vi uma propaganda da IBL sobre “santidade” demoizando o carnaval e dizendo claramente que o diabo em pessoa estaav agindo através do desfile das escolas de samba com o objetivo de sugar almas através de quem visse/assistisse o desfile. Parece história de filme de terror, mas é verdade…
(É claro que pra quem não conhece as religiões afro se assusta comum Exu gigante tirando fotos, mas o Exu apesar da aparencia semelhante com as caricaturas medievais do diabo, não é considerado mau nessas religiões, não é algo como diabo está para exu assim como hambúrguer está para Big Mac.)
Sempre fui ensinada que o diabo está em praticamente TODAS as coisas tentando me matar e me tirar do “caminho de Deus” e nem de forma indireta, mas de forma direta. Já ouvi de um pastor que a festa de São João (festa junina) era um plano de satanás para tirar o galardão das criancinhas e das famílias cujos pais permitem que elas dançem quadrilha e participem do festejo, comendo milho, pamonha e brincando de pescaria. é absurdo demais!
Olha, pode até ser que o diabo faça planos contra os filhos de Deus, mas somos salvos ora bolas! Somos protegidos por Deus, biblicamente devemos ter a paz, a confiança de que o inimigo não pode nos fazer NADA sem que Deus dê certo… aval. Estamos ‘EM CRISTO’. Sabe o que significa a expressão “em” no grego?
Numa breve exegese lúdica, siga as instruções: Desenhe um círculo. Faça uma bolinha no meio. Essa bolinha é você, a parte de dentro do círculo é Cristo. Tudo, absolutamente tudo que chega a você, passa por ele é impossível você chegar na bolihna sem invadir o espaço do círculo. É isso que a palavra “εν” significa. (Todo crédito vai a meu professor de Grego, Pr. Raimundo que me deu aulas inesquecíveis.)
Por que então essa mania tosca de perseguição do povo protestante a tudo que não é “gospelizado”? Por que que TODAS as ações, festas, roupas, eventos, palavras e coisas giram em torno de o diabo querer atacá-los. Eu não sei se é muita prepotência ou uma síndrome de perseguição extrema… Por que prepotência? Por que essa mentalidade parte da idéia de que Deus só pode ter se revelado através da cultura evangélica e que todo resto é lixo diabólico.
O que eu sei é que nunca vi ninguém na Bíblia ou ninguém sério na história da igreja se preocupar tanto assim com o diabo… Ele aparece pouquíssimas vezes. E nunca é protagonista ou alvo de preocupação extrema.
Jesus então, era tão bem resolvido que jamais tocou no assunto a não ser que houvesse uma pessoa necessitada de libertação… Aliás Jesus não se preocupou com nada além de pessoas né… Nem mesmo a própria Lei conseguiu ter primazia no ministério de Cristo que por algumas vezes deu mais atenção a necessidade imadiata das pessoas que a Lei. Pena que os cristãos têm sido tão diferentes de Cristo, com todo seu despreendimento quanto a qualquer coisa que não fosse o ser humano.
Enfim… O Carnaval é uma festa, um feriadão. Use-o como é do seu gosto. Folia, descanso, retiro, viagem… não importa, o que importa é tirar superstições tolas da nossa mente e focar nas nossas ações. Acho que um cara muito inteligente disse para abandonarmos as regras que têm aparência de santidade mas nenhuma eficácia contra a nossa natureza pecaminosa… (Cl 2:16-23)
Bom Carnaval!