Bem, pra quem não sabe do que se trata, eis aqui: o intuíto da banda ao colocar essa faixa em seu mais recente cd “A Sociedade do Espetáculo” era expressar o poder da internet em unir povos, desbancar governos opressores, causar alvoroço, tendo como base as manifestações no Oriente Médio, (Síria, Egito, Líbano… Lembram?) que nós acompanhamos online.
Ok, mas como isso nos edifica?
Andei quieta nesses últimos meses porque eu me recusava a acreditar nos conteúdos enfadonhos e bizarros produzidos pelos crentes na rede. Não estou considerando os sites de repressão de instinto, nem os que lhe ordenam como se comportar em seu namoro (ou ainda na “espera” por ele), nem muito menos as imagens de péssimo gosto e edição que circulam na web, mas, ainda quero ressaltar a última palhaçada que acompanhei: Didi quer ser Jesus.
Sei que você deve estar cansado de ouvir tanta bobagem sobre isso, e sobre todas as coisas supracitadas, mas olha, vou te dizer: estou com vergonha desse evangelho online. É óbvio que cada dia mais os cristãos são taxados pelos que não integram o movimento. VOCÊ TAMBÉM NÃO SENTE VERGONHA ALHEIA?
Ouvi essa canção da banda e senti uma pontinha de esperança. “Amanhecerá de novo em nós”.
Eu acredito que trabalhos legais de crentes normais serão mais acessados do que essas bizarrices. Eu acredito em blogs subversivos que falam de Deus sem fazê-lo parecer um alguém tão estranho, em alta. Uma cybercultura cristã que não seleciona ou segrega os que pecam os “absurdos” tão condenados pela sociedade eclesiástica. Eu acredito em igrejas não-físicas formadas por pessoas imperfeitas que dividem sua rotina pesada em grupos no Facebook. Acho que ainda dá pra falar qualquer coisa sobre Deus na net e ser compreendido sem parecer um piegão.
O Teatro Mágico me traz esperança de um futuro online sem palhaçada. Sem vergonha. Onde cristãos cumprem sua missão de forma intelectual, sem estampar no peito sua santidade por esperar o “perfeito” em detrimento do outro. um lugar onde nós lutamos com nossos vizinhos pela queda de um ditador. Entre todas as coisas, essa música me fez voltar pra Deus, simples, da forma como ele é e continua sendo, ainda que “online”.
“… O post é a voz que vos libertará!”
Crentes normais, pecadores, lutando pra alcançar um pouco de paz em meio ao caos diário e a vergonha alheia de um cristianismo fajuto na internet: uni-vos! Ainda tem muita bobagem espalhada por aí.
Beijo procês e desculpa pelo desabafo. Mas eu tô é muito indignada que o Didi não pode fazer um filme enquanto a Sarah Sheeva pode tuítar em línguas estranhas. Putz…
[box type=”info” size=”medium”] Post do leitor é o espaço para os leitores do blog colocarem seus pensamentos e tambem a porta de entrada do blog para novos editores. Os textos contidos aqui NÃO são iguais aos dos editores do blog neessariamente nem caracteriza a necessariedade de o autor deste texto passar a fazer parte do elenco de editores do blog dos crentassos [/box]