II Coríntios 3

Começamos de novo a nos recomendar a nós mesmos? ou precisamos, como alguns, de cartas de recomendação para vocês ou de vocês? Vocês são a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, manifestando que são carta de Cristo, através da nossa pregação, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedras ou em papel, mas em tábuas de carne de coração. Temos tal confiança em Deus por Cristo.

Não que sejamos capazes por nós mesmos de julgar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual também nos fez inquestionáveis participantes de uma nova aliança — não da letra, mas do espírito, pois a letra mata, mas o espírito vivifica.

Se, porém, o ministério da morte (a lei), escrito, e gravado em pedras, se revestiu de tanta glória, que os filhos de Israel não aguentavam olhar no rosto de Moisés em razão da glória do seu rosto — a qual sumiria com o tempo — como não será mais glorioso o ministério do espírito? Se o ministério da condenação (a antiga aliança) era glória, muito mais excede em glória o ministério da justiça (a nova aliança de Cristo).

Na verdade o que foi feito glorioso não o é, neste respeito, por causa da glória mais excelente; pois se aquilo que some com o tempo era glorioso, muito mais glorioso é o que permanece. Tendo, então, tal esperança, usamos de grande lucidez, e não somos como Moisés, que escondia seu rosto com um véu para que os filhos de Israel não fixassem os olhos no final daquilo que se desvanecia. Suas mentes foram endurecidas, pois até os dias de hoje, na leitura da antiga aliança, permanecem os olhos cobertos pelo véu não revelando que esse véu desaparece em Cristo.

Até o dia de hoje, sempre que lêem a Moisés, está posto um véu sobre o coração deles; todas as vezes, porém, que algum deles se converter ao Senhor, esse véu desaparece (e a verdade os liberta!).

O Senhor é o Espírito; e onde há o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

Mas todos nós, com rosto descoberto, contemplando como em espelho a glória do Senhor, somos transformados na mesma imagem de glória em glória, pelo Senhor, o Espírito.

 

 
Texto livremente (baseado em cima de percepções e sem intenções científicas da tradução mais correta) adaptado de II Coríntios 3 em cima da Nova Versão Internacional da Bíblia. Se houver algum equívoco nas palavras escolhidas para essa adaptação, por favor, me elucide com educação e generosidade.
 
Kyrie eleison

A imagem que ilustra esse post se chama Apóstolo Paulo pintada pelo holandês Rembrandt von Rijn.

Posted in Artigos and tagged , , , .