Terminei “1984” de George Orwell

“Crimedeter é a faculdade de deter, de paralisar, como por instinto, no limiar, qualquer pensamento perigoso. Inclui o poder de não perceber analogias, de não conseguir observar erros de lógica, de não compreender os argumentos mais simples e hostis ao Socing, e de se aborrecer ou enojar por qualquer tipo de pensamentos que possa tomar rumo herético. Crimedeter, em suma, significa estupidez protetora. Mas estupidez não basta. Pelo contrário, a ortodoxia, na sua expressão lata, exige sobre o processo mental do indivíduo controle tão completo quanto o de um contorcionista sobre seu corpo. Em última análise, a sociedade oceânica repousa na crença de que o Grande Irmão é onipotente e o Partido infalível. Mas como na realidade nem o Grande Irmão é onipotente nem o Partido infalível, é preciso haver uma incansável flexibilidade, de momento a momento, na interpretação dos fatos. Aqui, a palavra chave é negrobranco. Como tantas outras palavras da Novilíngua, esta tem dois sentidos mútuamente contraditórios. Aplicada a um adversário, caracteriza o hábito de afirmar impudentemente que o negro é branco, em contradição aos fatos evidentes. Aplicada a um membro do Partido, significa leal disposição de dizer que o preto é branco quando o Partido o exige. Significa, também, a capacidade de acreditar que o preto é branco, e mais ainda, de saber que o preto é branco, e de acreditar que jamais se imaginou o contrário. Isto exige contínua alteração do passado, possibilitada pelo sistema de raciocínio que na verdade abrange tudo o mais, e que em Novilíngua se chama duplipensar.”

Sim, como deve ter imaginado, é um trecho do famoso livro 1984 (não conhecia?) q se alguém disse q o este livro foi escrito a dois anos atrás tratando de uma alegoria de uma situação atual, com certeza, qualquer um concordaria mas diferente disso, essa obra foi escrita por George Orwel em 1948 e publicado em 1949, um ano antes da morte o autor.
Uma visão distópica (será) de um futuro longínquo, por parte de Eric Arthur Blair, o verdadeiro nome do indiano filho de ingleses (rááá essa vc não sabia) q compôs essa obra, mostra a historia de Winston, um funcionário do ministério da verdade e cidadão da Oceania o mega-blocos q disputa o domínio mundial com a Lestasia e a Eurasia, q tem sua vida transformada quando a compra um caderninho, uma caneta e um vidro de tinta… Sim, num futuro onde o relacionamento entre esposa e marido, limitasse a um contrato formalizado por uma instituição reguladora de natalidade, os filhos são incentivados a denunciar qualquer ação suspeita de seus pais e em especial, o livre pensamento caracteriza um grave delito contra o estado, organizar pensamentos na linguagem escrita é considera praticamente um atentado terrorista.
As personagens vivem nesse mundo diariamente observados pelo BIG BROTHER através das Teletelas presas em todos os lugare possiveis equipamentos q são utilizados para passar informação (lavagem cerebral) e espionar os MEMBROS do PARTIDO.
Ok, vamos aos fatos… se vc chegou até aqui, é pq se interessou pelo livro, logo, te digo: COMPRE-O (não é um post patrocinado) pq realmente é um livro fantástico. O Partido pode ser facilmente indentificado, na nossa realidade, com o sistema eclesiástico hierarquico e castrante q nossa geração observa. O sistema de duplipensamento é praticamente uma descrição das dos cristais q olham para o mar de heresias q diariamente a teletela q temos nas salas de nossas casas vomitam todas as madrugadas, na tentativa de conformar a população, em especial os EVANGÉLICOS, de que aquilo é evangelho!
Vou ficando por aqui, pq se vc realmente vai ler esse clássico, prefiro deixar q q vc converse pessoalmente com o Orwell e escute diretamente dele todas as profecias q ele deixou registrado para o seu futuro, o nosso passado, mas q a cada dia fica mais presente.
Download do filme baseado na obra Aqui ou Aqui

“Se há esperança – escreveu Winston – está nos proletas”
 Ps.: No texto do inicio, substitua as palavras “Crimedeter” por “questionar”, “Partido” por “instituição eclesiástica”, “sociedade oceânica” por “igreja”, “Grande Irmão”Comprei o livro por por “Apostolo,bispo, pastor, whatever…” e “duplipensar” por “senso comum evangélico”… e faça a analogia q preferir! Aproveite!
Comprei o livro por R$40 num livreiros na faculdade pq NÃO encontrei em nenhum sebo, mas pode ser encontrado na internet com facilidade.
A categoria TERMINEI estava meio esquecida aqui no canto do blog, mas vou tentar atualizar com mais frequência, conforme eu leia mais livros 😀
Posted in Sem categoria and tagged , , , .