Galera, dias atrás estava lembrando os meus tempos de bancário com um amigo ex-bancário também. Ríamos muito das situações geradas no dia a dia do trabalho, da parte boa e das partes ruins de ser bancário neste país. Lembrei então da preparação para ser caixa, dos cursos que fiz para poder trabalhar como tal.
Um deles era o curso de grafoscopia.
A grafoscopia é a técnica de identificação da veracidade de uma caligrafia, de uma escrita. Usada amplamente na criminalística, tem seu uso muito bem vindo no serviço bancário, principalmente para identificação da assinatura de um indivíduo.
Depois de analisar várias vezes a assinatura verdadeira de alguém, você começa a perceber as características de pressão, inclinação, da personalidade de quem assinou. São 4 leis que regem esses estudos, mas que fazem a diferença para um caixa.
Assim também é aquele que trabalha com diamantes. Ele estuda e aprende a identificar as características de um diamante verdadeiro que, quando se depara com um diamante falso, logo percebe que algo está errado.
Mas vejam, em ambos os casos existe um ponto em comum. Todo o aprendizado é em torno do verdadeiro, pois esse é que denuncia o falso e não o contrário.
Da mesma forma acontece nos dias de hoje na igreja.
O diamante falso da prosperidade tem tomado conta das pregações, não possuem a assinatura verdadeira de Deus nela.
Cada dia mais tem se colocado palavras e princípios como se fossem de Deus e de Jesus, quando na verdade são meras versões mal pinceladas numa tela de mentiras.
Mas a questão é que, nos últimos tempos as pessoas não têm procurado se instruir da Palavra de Deus a ponto de conhecê-la tanto para que não sejam iludidas pelas falsas promessas de riqueza fácil e vida sem sofrimento.
Comerciantes de profecias têm colocado o povo na parede, “em nome de jezuis” para conseguirem o que tanto almejam… fama, status, poder!
E de lambuja conseguem seus jatos, helicópteros, viagens internacionais, sempre com o mesmo discurso, de que estão fazendo a obra de forma mais rápida.
Líderes de muitos que vêem no desespero e desesperança das pessoas a oportunidade de comprar seus apartamentos em bairros nobres de suas cidades, seus carros importados… enquanto que nas suas próprias igrejas, membros passam dificuldades até mesmo para se alimentar bem. Veja o que acontece na África. Enquanto pastores ficam milionários, o povo morre de fome. De onde vem isso?
Mentiras, manipulação… diamantes falsos, assinatura forjadas!
Jesus disse:
Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los; E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi. (Mateus 23:2-7)
Falsos mestres, falsos profetas dos últimos tempos… fariseus modernos!
Só posso dizer uma coisa a respeito destes…
“Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.
Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor.
Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor.Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?Portanto, o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está;E, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita;E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele.Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo.Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas.Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade;Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração.Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta;Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor. (Mateus 23:13-39)
Isso tudo pode soar como revolta, mas acho que é isso mesmo!
Cansei desse papo nojento que muitos pregam hoje, cansei de papo de crente-chato que espiritualiza tudo e que tem medo de mexer com o “ungido”.
Juro que tento fazer o estilo “whatever”, mas tá difícil.
Desculpe se parece um desabafo.
Sola Gratia