Protestantismo fail

Conversandoesta semana com uma conhecida sobre as coisas “celestiais” fiquei sabendo queesta estava engajada em muitas obras sociais na comunidade em que servia. Comuma linguagem calma e atenciosa ela me explicou como pegaram uma pequena evelha capela e, com as próprias mãos, reergueram para que pessoas dos arredorespudessem ter um “porto seguro” onde descansar. Foi então que ela me disse:

Vocêdeveria estar lá conosco!

Confessoque o fato de congregar lá para ajudá-la mais de perto passou pela minha mente,mas eu tinha um pequeno problema: Estávamos falando de uma denominação católica.
Já sepassou muito tempo desde que saí do catolicismo e aderi aos ideais protestantese francamente ainda permanece em minha mente os motivos pela minha saída dasacra igreja romana. Mas como explicar para minha acolhedora amiga os motivosque me fizeram mudar de denominação. De súbito comecei a pensar em todos osescândalos envolvendo sacerdotes católicos espalhados pelo mundo, pensei nainquisição, pensei nos dogmas aos quais não concordo. Foi então que descobrique meus argumentos eram frívolos e necessitaria de algum bom motivo para estarfora da igreja católica.
Quandocomecei a procurar em minhas memórias o motivo por ter saído do catolicismolembrei que a falta de respostas as minhas perguntas foi um dos principaismotivos. Pronto! Agora tinha uma resposta e estava pronto para argumentar. Emgeral as pessoas que saem do catolicismo estão desanimadas com a igreja comoinstituição.
Foientão que uma verdade veio diante de meus olhos. E as pessoas que saem denossas igrejas? Vão pra onde? Em geral para lugar nenhum, pois desacreditaram daigreja e não raro deixaram de crer em Deus. Ocorreu-me então que nosso erro émuitas vezes superior aos nossos irmãos em cristo, pois destruímos a alma devárias pessoas em nossas aventuras neopentecostais. Não quero generalizar, masquantas pessoas você caro leitor viu sair da igreja e não congregar em maisnenhum lugar? Pior que construirmos uma instituição inadequada é destruir ossonhos de crianças inocentes simplesmente para atingir metas.
Sobreminha amiga: Preferi ficar calado! Senti vergonha!
Posted in Artigos and tagged .