Sobre homens e a solidão

Recentemente tive a oportunidade de acompanhar um paciente do Hospital em que trabalho, a quem vou chamar de Bob, para um tratamento em uma Câmara Hiperbárica por conta de uma lesão de difícil cicatrização que este possuía em sua perna direita. Resumidamente o procedimento consiste em colocara a pessoa em um cilindro hermeticamente fechado para que, por aumento de pressão aliado a uma oferta maior de oxigênio, ela acabe por ficar com seu corpo envolto no gás em a uma pressão em média de duas atmosferas terrestres. O cilindro impede o contato com o meio externo de forma que a única forma de diálogo se dá por conta de um interfone colocado no aparelho para os casos de o usuário passar mal.
Durante os momentos em que acompanhei Bob não pude deixar de pensar sobre a questão da solidão passada ali dentro e os sentimentos que deveriam estar passando em sua mente no momento, como os de desamparo e a sensação claustrofóbica visível. Em dado momento comecei a pensar em como me sentiria se estivesse ali por aproximadamente duas horas, como foi o caso de Bob, e a expressão que me veio imediatamente a mente foi “desligado do mundo”.
De súbito o comecei a pensar que Bob poderia ser “afortunado” em seu “infortúnio” já que o fato de termos este tempo totalmente desligados de tudo que nos cerca é perfeito para que possamos colocar as coisas “internas” em ordem. Normalmente somos atropelados pelos dias. São contas a pagar, prazos a cumprir, escola dos filhos, problemas conjugais, trabalho e quando nos damos conta estamos correndo atrás do tempo e pedindo a Deus para que ele transforme 24 em 36 horas ou mais. Fico feliz em saber que varias pessoas que ficam hospitalizadas se voltam mais a família, relacionamentos e também a Deus. Antes achava que era única e exclusivamente por conta da iminência de morte mas hoje vejo que para algumas pessoas é a única forma de se desligar e, pela primeira vez na vida, começar a viver.
Mas é isso!! Acho que tenho muito a aprender com este exemplo dando mais tempo para quem mais importa Deus, minha esposa, amigos e quem sabe até eu. Bom, acho então melhor eu começar isso agora e parar de escr….
Posted in Sem categoria and tagged , , .