Um tema abordado por alguns, dentro das igrejas evangélicas no Brasil, é quanto à maçonaria e suas origens e objetivos. Muitos dizem que se trata de uma sociedade secreta (não vejo como, pois a cada dia mais pessoas colocam o símbolo da maçonaria em seus carros, casas, escritórios… sem se incomodar com os outros…) que tem como alicerce a adoração satânica.
Rituais secretos são descritos por vários sites e livros espalhados por aí. Vídeos são produzidos com o propósito de alertar o povo quanto ao perigo de entrar nessa.
Por outro lado as lojas maçônicas insistem em colocar em seus estatutos que uma das bases filosóficas é a crença num Deus criador do universo e que, propositalmente, é chamado de Grande Arquiteto.
Questões teológicas e ideológicas à parte, uma coisa é certa… tem algo de estranho nisso e que me incomoda.
Mas o que mais me incomoda é saber que pastores estão aderindo a esses grupos para obterem benefícios financeiros, pois uma doutrina interna é quanto ao cuidar uns dos outros.
Fiquei sabendo de um pastor que recebeu um convite para participar da “ala evangélica” da maçonaria aqui no Paraná, pois já tinha em suas fileiras, vários pastores de renome estadual e nacional. Tentaram seduzi-lo com a história de que ele precisa alçar vôos mais elevados e construir um templo maior. Os irmãos da loja maçônica estariam dispostos a fazer isso.
Como ele é um cara sério, não aceitou… mas ficou assustado em saber dos nomes que ali estavam.
Tempos depois soube de outro irmão que aceitou uma “doação” para o término de seus planos mega-construtivos. Usou, para se justificar, o texto de I Reis 17, onde Elias foi sustentado pelos corvos. Bem conveniente!
Essas coisas não acontecem neste tempo apenas, é coisa antiga. Igrejas mais tradicionais estão cheias de irmãos cristãos-maçônicos já há algum tempo. Os irmãos neo-pentecostais aprenderam há pouco tempo, mas estão se saindo muito bem.
Mas afinal, está certo ou errado andar sobre dois caminhos?
O caminho que leva a Cristo é estreito, requer doação exclusiva, sem atalhos.
Pelo jeito a coisa vai ficar pior e dentro em pouco, teremos poucos trabalhos sérios por aí.
Aquele que passar pelas tribulações tem garantido sua coroa junto ao Pai… quanto aos outros… bem…
Quem sair por último, apague a luz!
Soli Deo Gloria