Ai de vós pastores!

Semanalmente ouvimos pregações de todo o tipo, mas estranhamente algumas palavras, ou melhor dizendo, alguns trechos da Palavra nunca são pregados.
Temos pregações sobre CURA (desde que você estija dizimando, é claro), PROSPERIDADE (aos montes), sobre AUTORIDADE (sempre do pastor), RESPONSABILIDADES (do povo, é óbvio), mas de púlpito, nunca ouvimos sobre o dever dos líderes, dos pastores. Aqueles que estão à frente do povo ou até melhor dizendo, que abrem “novos trabalhos” por aí.

Está escrito em JEREMIAS, um profeta daqueles arretados…
Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR. Portanto assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR. Jr 23:1-2
Faz apenas 17 anos que estou andando com Jesus, mas já vi muita gente saindo dos arraiais evangélicos e dificilmente vejo pastores indo atrás para resgatar essas ovelhas. Escuto sempre uma frase que me deixa com um pé atrás… “se está indo para outra igreja, então está tudo certo!”, mas nunca procura saber o motivo da saída dessa ovelha.
Líderes que dispersam e afugentam suas ovelhas em decorrência de seu orgulho, interesse próprio. Tem tempo para investir na formação de seu status, porém nunca para seu rebanho… Colocando para isso barreiras para impedir, filtrar determinados assuntos que deveriam ser tratados com maior atenção.
Quanto aos profetas, já o meu coração está quebrantado dentro de mim; todos os meus ossos estremecem; sou como um homem embriagado, e como um homem vencido de vinho, por causa do SENHOR, e por causa das suas santas palavras. Porque a terra está cheia de adúlteros, e a terra chora por causa da maldição; os pastos do deserto se secam; porque a sua carreira é má, e a sua força não é reta. Porque tanto o profeta, como o sacerdote, estão contaminados; até na minha casa achei a sua maldade, diz o SENHOR.Jr 23:9-11
Várias igrejas que se dizem templos sagrados da Palavra do Senhor possuem em suas colunas as manchas da perversão em que estão imersos! Suas pregações contam do que o seu coração está cheio. Mega igrejas com o único objetivo de arrecadar mais em “nome do Senhor”, pois afinal, se você não oferta cada vez mais, é por que não tem fé e sem não tem, é porque não conhece seu Deus verdadeiramente… Afinal, quem quer confessar que não tem fé suficiente?
Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram. Mas, se estivessem estado no meu conselho, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam feito voltar do seu mau caminho, e da maldade das suas ações. Jr 23:21-22
Lembro da história de uma irmã que estava num culto de uma igreja pentecostal, pedindo oração pois uma pessoa da família havia desaparecido.
De repente o profeta de plantão levanta do meio do povo e diz: “Eis que te digo minha filha, que nem Eu sei onde está, mas já mandei meus anjos irem procurar!”
Quem mandou essa irmão falar isso? Com certeza não foi o Senhor. Esse tipo de coisa acontece com mais freqüência do que se pode imaginar! Tanto profeta que diz aquilo que o Senhor não mandou e tanta gente procurando desesperadamente essas profetadas.
Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR. Jr 23:32
Por isso, eis que também eu me esquecerei totalmente de vós, e tirarei da minha presença, a vós e a cidade que vos dei a vós e a vossos pais; E porei sobre vós perpétuo opróbrio, e eterna vergonha, que não será esquecida. Jr 23:39-40
Mas ai daquele que entra nessa, pois seu fim será vergonhoso, pois o próprio Deus fará Sua justiça.
Mas não se engane aquele que achar que isso acontecerá apenas com os líderes, pois a Palavra diz que a cidade também será levada em conta. A cidade é o povo que nela está.
Talvez um dos maiores males do povo é que não medita e ora a respeito do que vê e ouve e portanto, fica debaixo de um julgo desnecessário.  A Palavra nos diz que não podemos julgar, determinar uma veredito sobre alguém, mas não nos impede de ficar alerta, aliás pede que se fique atento quanto ao lobo em pele de ovelha.
Fique atento, você pode estar nessa!
Posted in Sem categoria and tagged , , , .