as demais coisas e as coisas demais

“Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33). Vi esse texto grafitado na parede de um comércio e fiquei a semana toda pensando nele.

O que seria o Reino de Deus, a justiça desse reino e quais as “demais coisas”?

Segundo Paulo “o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Rm 14:17).

A justiça do Reino é bem diferente do que consideraríamos justo. Em Mateus 5, no mesmo sermão no monte, Jesus diz que”se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus” (v.20). E passa a dar vários exemplos de santidade que não é baseada na aparência, e de justiça que não é retribuição ao mal ou aplicação de penas, mas de perdão e misericórdia.

E “as demais coisas”? No versículo anterior Jesus estava falando “não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?'”(Mt 6:31). Ele está falando pra gente pobre. Ricos e poderosos não se preocupam se vão ter o q comer ou o que vestir. É pra essa gente que ele diz que td vai ser lhes dado quando o reino e a justiça de Deus se estabelecerem. Não riquezas e poderes, mas o que comer e o que vestir. Ninguém passa fome e frio no Reino de Deus. Quem tem muito dá pra quem tem poco, não por troca, por merecimento ou por interesse, mas por buscar o Reino de Deus.

Enche o saco ver “crente” defendendo bandeiras de Estados quando tem gente passando fome e levando bomba na cabeça. “Crente” comemorando atentado e assassinato em nome de uma “justiça histórica”. “Crente” dizendo quem pode casar com quem, que merece morrer ou quem deve receber abrigo. Dói não apenas pelo sofrimento imposto a pessoas que são TODAS imagem e semelhança de Deus, mas pq fazem isso usando como argumento um falso “reino de Deus”, preocupados com coisas demais, mas não com as demais coisas de quem sofre.

Texto por Hernani Medola.

Posted in Artigos and tagged , , , , , .