Síndrome de Gabriela


Como havia prometido há alguns posts atrás, quero explicar o que é a Síndrome de Gabriela (principalmente dentro das igrejas).

Upgrade by Cristiano – Ouça a musica enquanto lê o post

Cerca de 40 anos atrás a Globo (urgh!) passava uma novela chamada Gabriela, cravo e canela, tendo como protagonista a Sônia Braga.
Eu não assisti, com certeza, pois tinha somente 3 anos e já naquela época a sensualidade entrava na telinha, mas bem… não é sobre isso que queremos tratar.
É, mas o que eu quero com isso, o que tem a ver ?
Bem, naquela época a Maria Bethânia cantava uma música com os seguintes versos…

“eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim… Gabriela… sempre Gabriela”.

A partir desses versos, eu posso afirmar que dentro de toda instituição e também dentro de nossas igrejas existem várias pessoas que se enquadram dentro desse conceito.
Pessoas que falam, pensam e agem sempre da mesma forma, do mesmo jeito e não querem saber de mudar, de renovar.
Mesmo com tantas mudanças ocorrendo no mundo afora,pessoas insistem em querer fazer tudo igual, sem possibilitar que o novo entre em suas vidas, e nas igrejas isso refere-se ao “novo de Deus”.
Acreditam que as coisas como que aconteciam no passado devem ser mantidas sem alteração nos dias de hoje, criando em muitas ocasiões um ritualismo em suas vidas e nos cultos. Acreditando que isso é bom para si e para a igreja.
Em Romanos 12:2 diz:”não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
Renovação de mente, fazer novo…
Dias atrás escutei de um irmão, sobre um assunto que tratava sobre… bem deixa para lá… que ele havia aprendido com o pastor assim, que na igreja que freqüentava se praticava daquele jeito e ele  não conseguia pensar de outra forma. Não quis nem conversar mais sobre o assunto. Tenho plena convicção de que o problema é que em função disso ele precisaria consultar e estudar mais a Palavra de Deus para analisar o que eu estava falando (e tenho certeza de que veria o quão absurdo era seu pensamento). [Marcos 12:24 e Atos 17:11]
Creio que nosso Deus é favorável ao novo e não ao velho. Jesus, enquanto agia no seu ministério, não agia da mesma forma em seus vários milagres.
Em Romanos 7:6 dos diz que “Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.”
Não podemos ser pessoas que ainda cham que em time que está ganhando não se mexe… é uma afirmação tola e descabida, pois O Senhor dá estratégias novas sempre.
Imagine que esse tipo de pessoa é capaz de sentar sempre no mesmo banco da igreja, não aceita a pregação de outras pessoas senão daquele que possui o título de pastor da “sua” igreja e faz tudo exatamente sempre igual. Deve também querer que O Senhor também se mova da mesma forma, pois deve acreditar que então não é Ele falando.
São pessoas que não gostam de planejar, que não sabem pensar no futuro, não sabem lidar com pressão.Vivem com aquela máxima do Zeca Pagodinho … “deixa a vida me levar, vida leva eu…”.

Diga não para isso pois não consigo acreditar de que Deus tenha somente isso para sua vida.
Jesus disse “Eu vim para que tenhais vida e vida em abundância…”
Viva seu dia como se realmente fosse o último, como se Jesus estivesse vindo hoje, fazendo todas as coisas para o Senhor, mas planeje para o futuro, de como o Reino de Deus pode ser estabelecido na Terra através do seu trabalho, do seu empenho!!!


Soli Deo Glori

Posted in Artigos and tagged .