Músicas do Mundo que Me Edificam #0100 | U2 – Sleep Like a Baby Tonight

Hoje quem contribui com o “Músicas do Mundo que Me Edificam” é uma ouvinte/leitora/amiga recente, mas que tivemos o prazer de conhecer e desfrutar de sua amizade, Layla Fischer.

Oi!

Tenho acompanhado a Crentassos pelo podcast e descobri há pouco tempo que vocês têm um blog. Super poser, eu sei. Haha. Enfim, achei genial essa coluna “Músicas do Mundo Que Me Edificam” porque eu conheço pouquíssimas pessoas que compartilham sobre o que Deus fala com elas através de músicas (seculares ou não) e porque de fato a música expressa muito bem o que a gente não consegue dizer – e sendo tudo governado por um Deus tão grande, até mesmo um músico que não tem a intenção de louvá-Lo é usado para a glória dEle.

U2 é uma banda que eu curto demais e que tem aquele cunho mais profundo por trás das letras. Todas as músicas têm uma história ou algum contexto que diz respeito tanto a questões pessoais (como letras que o Bono fez pra mulher dele) ou mais “globais” (como críticas ao Trump). A banda me lembra Jesus pela simplicidade e porque ambos se lembram dos fracos, dos oprimidos e dos esquecidos na sociedade. Eles lançaram um álbum no final do ano passado que é sensacional, mas eu ainda tô meio por fora dos significados das músicas. O “Songs Of Innocence” (que foi o penúltimo álbum lançado pela banda) me ensinou muito e fez Deus se revelar e mostrar várias coisas. Quero compartilhar a música “Sleep Like a Baby Tonight”, que é desse penúltimo álbum. A letra é esta (é meio grande mas vale a pena!!!):

U2 – Sleep Like a Baby Tonight

Morning, your toast, your tea and sugar
Read about the politician’s lover
Go through the day like knife through butter
Why don’t you
You dress in the colours of forgiveness
Your eyes as red as Christmas
Purple robes are folder on the kitchen chair

You’re gonna sleep like a baby tonight
In your dreams, everything is alright
Tomorrow dawns like someone else’s suicide
You’re gonna sleep like a baby tonight

Dreams
It’s a dirty business, dreaming
Where there is silence and not screaming
Where there’s no daylight, there’s no healing

You’re gonna sleep like a baby tonight
In your dreams, everything is alright
Tomorrow dawns like a suicide
But you’re gonna sleep like a baby tonight

Hope is where the door is
When the church is where the war is
Where no one can feel no one else’s pain

You’re gonna sleep like a baby tonight
In your dreams, everything is alright
Tomorrow dawns like a suicide
But you’re gonna sleep like a baby tonight
Sleep like a baby tonight
Like a bird, your dreams take a flight
Like St. Francis covered in light
You’re gonna sleep like a baby tonight

U2 – Durma Como um Bebê Esta Noite (Letra Traduzida)

Bom dia, sua torrada, o seu chá e açúcar
Leia sobre a amante do político
Atravesse o dia como faca na manteiga
Por que você não
Se veste com as cores do perdão
Seus olhos vermelhos como o Natal
Vestes roxas estão dobradas na cadeira da cozinha

Você vai dormir como um bebê esta noite
Em seus sonhos, tudo está bem
O amanhã desperta como o suicídio de outra pessoa
Você vai dormir como um bebê esta noite

Sonhos
É um negócio sujo, o sonhar
Onde há silêncio e não gritos
Onde não há luz, não há cura

Você vai dormir como um bebê esta noite
Em seus sonhos, tudo está bem
O amanhã desperta como um suicídio
Você vai dormir como um bebê esta noite

A esperança está onde a porta está
Quando a igreja é onde a guerra está
Onde ninguém pode sentir a dor de mais ninguém

Você vai dormir como um bebê esta noite
Em seus sonhos, tudo está bem
O amanhã desperta como um suicídio
Mas você vai dormir como um bebê esta noite
Durma como um bebê esta noite
Como um pássaro, seus sonhos voam
Como São Francisco coberto de luz
Você vai dormir como um bebê esta noite

Quando eu ouvi e li a letra pela primeira vez, pensei que comunicasse a respeito de uma canção de amor ou algo do tipo, mas a realidade que descobri depois me mostrou algo bem pior! Lá na Irlanda (que é de onde o U2 se originou) há um certo número de orfanatos, que na real eu não sei se são muitos ou não. Grande parte desses orfanatos são cuidados e mantidos pelas igrejas e infelizmente há muita pedofilia por parte dos padres. Logo, a música toda imita uma canção de ninar de forma sarcástica, tendo sido feita para uma suposta criança que sofre de abuso sexual e a frase “sleep like a baby tonight” soa como a frase dita pelos padres antes de abusarem das crianças, quando eles as põe pra dormir.

Deus falou comigo através dessa música porque primeiro eu não esperava encarar ou até mesmo lembrar de uma realidade tão pesada como essa. Além disso, é gritante a diferença de preocupações: enquanto na nossa realidade uns se preocupam com quantas curtidas vão ter nas fotos do Instagram, em realidades talvez não tão distantes (contudo esquecidas) outros vivem inquietos porque temem ser abusados de novo. Ambas as situações revelam sobre o sofrimento de uns e sobre outros que perecem por falta de conhecimento, mas o mais bizarro é saber que Deus permite tudo isso pra que talvez a gente aprenda a ser igreja de verdade. Porque obviamente há uma incoerência presente: a Igreja não deveria ser a primeira a dar o exemplo de conduta correta? Ou será que a religiosidade tem sido mais importante do que o verdadeiro sentido do cristianismo? A Igreja, que se cala ao invés de falar com sensatez o verdadeiro evangelho para o mundo, parece estar ocupada resolvendo os seus próprios problemas e alimentando seus próprios prazeres. Isso não é só na Irlanda, mas é muito real para nós aqui no Brasil! Como pode um país se dizer 90% “evangélico” e ser conhecido pela corrupção? De fato, é porque se tem vivido religião e não Jesus. “Hope is where the door is, when the church is where the war is”.

Layla Fischer é aquela de quem o Eric Clapton tanto fala. Apiaí/SP

*vale lembrar que o Músicas do Mundo Que Me Edificam traz a opinião/visão do colunista sobre a música e não necessariamente é a mesma do autor/artista criador da música.

**você também pode enviar sua contribuição pra esta coluna. Conte pra nós que “música do mundo” que te edifica. Envie sua música e texto para crentassos@gmail.com

Posted in Artigos, musica, músicas do mundo, Músicas do Mundo que Me Edificam, Músicas do Mundo Que Me Edificam, musicas seculares, musicos, Post do Leitor, Sessões and tagged , , , , , , , , , , , .