Encaixando-se no esquema | Devocional C.S. Lewis

Reflexão retirada do livro Milagres, que também faz parte da coletânea de devocionais Um Ano com C. S. Lewis.

O livro Milagres traz reflexões do autor a cerca do sobrenatural. Com seu estilo lúcido e sagaz, Lewis nos faz refletir sobre os milagres através de sua perspectiva cristã.

cabbage-leaf-2248343_1920

      É IMPRECISA a definição de milagre como algo que quebra as leis da natureza. Ele não o faz. Sempre que eu esvazio o meu cachimbo, acabo alterando a posição de uma grande quantidade de átomos a longo prazo, e num grau infinitesimal, de todos os que existem. A natureza digere ou assimila esses eventos com perfeita facilidade e os harmoniza, num piscar de olhos, com todos os outros eventos. Trata-se de mais um pouco de matéria-prima sobre as quais aplicar as leis – e elas se aplicam. Eu simplesmente lancei um fenômeno na corrente geral de fenômenos e ele se encontra perfeitamente em casa e se conforma a todos os demais.

       Quando Deus extermina, cria ou desvia uma unidade de matéria, ele acaba criando uma situação nova naquele ponto. Toda a natureza domina essa nova situação imediatamente, fazendo a unidade da matéria sentir-se “a vontade”, adaptando todos os demais eventos a isso. Ela se conforma a todas as leis. Se Deus permite que um espermatozoide miraculoso penetre no corpo de uma virgem, isso não significa que alguma lei foi quebrada. As leis cuidam imediatamente do assunto. A natureza está pronta. A consequência é a gravidez, que segue todas as leis normais e, nove meses depois, nascerá uma criança. É possível observar diariamente que a natureza física não está nem um pouco incomodada com o acontecimento diário de eventos de natureza biológica ou psicológica. Mesmo se todos os eventos que transcendem a natureza ocorressem juntos, ela não se incomodaria. Tenha certeza de que ela se precipitará ao ponto em que foi invadida, da mesma forma que as forças de defesa se apressam em socorrer um dedo ferido (e tendo chegado ali, correm para acomodar o “novo chegado”). No mesmo momento em que algo penetra no seu reino, a natureza obedece todas as suas leis.  Um vinho milagroso desintoxica, uma fertilização milagrosa resulta na gravidez, os livros inspirados sofrerão todos os processos ordinários de corrupção textual, até mesmo o pão milagroso será um dia digerido. A arte divina do milagre não é uma arte de suspender o padrão ao qual os eventos costumam se conformar, mas de encaixar novos eventos nesse esquema.

–  de Miracles [Milagres]

Posted in Artigos and tagged , , , , , , , .