Exército de Um Homem Só | Ampulheta 12

Alguma vez na vida você já teve vontade de largar a Igreja? Bateu aquela BAD, e a certeza de que seria bem mais fácil e produtivo andar sozinho, sem ter que lidar com um monte de gente estranha e que pensa diferente de você? Então o que tenho a dizer é: BEM-VINDO AO CLUBE!

É verdade que andar em comunidade não é nada fácil. E parece que quanto mais plural e heterogêneo for este grupo, mais difícil fica. Por isso soa bastante razoável que a gente se divida em grupos por afinidade, nos cercando de pessoas com interesses em comum.

Aquilo que o passado foi condenado com a pecha negativa de “panelinha” mais tarde recebeu o status mais elegante e até sagrado de “ministério”. É ministério de louvor. Ministério de dança. Ministério de motocross. Ministério de capoeira. Ministério de videogame. Vale tudo pra que o grupo seja mais segmentado e as pessoas tenham menos trabalho pra se entender. É só estender a mão e apanhar um rótulo na prateleira e pronto.

Você já parou pra pensar como isso é bizarro? Parece até uma versão pós-moderna do filme A Cidade dos Amaldiçoados, com aquelas crianças estranhas, todas iguaizinhas, de perucas brancas e olhos vermelhos.

Outro caminho viável é o do isolamento. E este talvez seja o grande movimento que verificamos em nosso tempo, fruto de um individualismo cada vez mais latente. É que uma vez que não encontramos uma panel… digo… um “ministério” que esteja ao nosso gosto o que nos resta é largar tudo e seguir carreira solo.

Viver a vida de Cristo de forma livre, sem amarras, sem prestar contas e sem precisar carregar peso morto parece bem atrativo. Não é à toa que a cada ano cresce o número de pessoas que se identificam como “desigrejados” (seja lá o que essa palavra quer dizer).

É até natural que ao atingir a maturidade a pessoa se “desmame” dessa dependência, não é mesmo? Afinal Efésios 4:13 diz que a vida em comunidade é útil até que se chegue à maturidade. Olha só que legal! Isso significa que você alcançou a estatura de Cristo. Tá chique, hein?

SÓ QUE NÃO, né? Olha com atenção pro texto de Efésios 4:13. Ele diz que os ministérios são úteis… Até que todos alcancemos a UNIDADE que a fé e o conhecimento do Filho de Deus produzem. E amadureçamos, chegando à completa medida da estatura de Cristo.

Parece que o texto está TODO no plural, percebe? “Todos”, “alcancemos”, “amadureçamos”. E ele traduz uma palavrinha chave como principal indicativo de maturidade. Esta palavrinha é UNIDADE.

Observando o texto a partir dessa ótica parece que a tal estatura de Cristo continua inalcançável para qualquer indivíduo (UFA!). Mas quando juntamos nossos dons e características nos unimos em um megazord espirittal nos tornamos um verdadeiro robô gigante. Ou um Capitão Planeta se você preferir. É este megazord que Jesus chama de NOIVA e de IGREJA.

Pra concluir este pensamento quero deixar pra você uma leitura de Efésios 2:20-22

Juntos, somos a sua casa, edificados sobre os alicerces dos apóstolos e dos profetas. E a pedra angular é o próprio Cristo Jesus. Nele somos firmemente unidos, constituindo um templo santo para o Senhor. Por meio dele, vocês também estão sendo edificados como parte dessa habitação, onde Deus vive por seu Espírito.

Assim como um tijolo é casa, mas não se estiver sozinho num canto, o cristão só é igreja quando preserva o vínculo que faz dele parte de um todo, que é lindo, perfeito e completo.

Que essa unidade nos torne templo santo para a morada do Senhor, e que cada um de nós seja suporte para o outro.

Um forte abraço e até a próxima.

PARTICIPANTES:
– Giancarlo Marx

COISAS ÚTEIS:
– Duração: 07m47s
– Feed do Crentassos: Feed, RSS, Android e iTunes: crentassos.com.br/blog/tag/podcast/feed Para assinar no iTunes, clique na aba “Avançado”, e “Assinar Podcast”. Cole o endereço e confirme. Assim você recebe automaticamente os novos episódios.
Todos os “Ampulheta”

JABÁS:Padrim Bannerpicpay

Amazon Banner

REDES SOCIAIS:
Facebook PostTwitter PostInstagram PostYoutube PostEmail Post

Críticas, comentários, sugestões para crentassos@gmail.com ou nos comentários desse post.

OUÇA/BAIXE O PROGRAMA:

Posted in Ampulheta, Podcasts and tagged , , , , , , , .