Filhos de Deus | Ampulheta 48

Meu nome é Giancarlo Marx, e hoje eu vou falar sobre o tema: Filhos de Deus.

Imagem de fundo com uma ampulheta em preto e branco. Na frente o nome do podcast (Ampulheta) escrito em laranja e cercado por um quadro também em laranja. No canto superior esquerdo, está escrito "47", referente ao número do episódio. No canto inferior direito está escrito o título do episódio: Diga-me com quem andas... Abaixo do título do episódio está escrito o nome do autor: Giancarlo Marx.

Alguns minutos atrás eu estava lendo as bem-aventuranças na versão de Eugene Petterson, na Bíblia “A Mensagem”. E um verso me saltou aos olhos:

Abençoados são vocês, que conseguem mostrar que cooperar é melhor que brigar ou competir. Desse modo, irão descobrir quem vocês realmente são e o lugar que ocupam na família de Deus.Mateus 5:9

Curiosa escolha de palavras. Se você comparar com as versões que estamos mais habituados a lermos em nossas igrejas, vai notar que Petterson definiu “pacificadores” como aqueles que obtêm êxito ao apresentarem o caminho da colaboração, em alternativa à beligerância. Eu confesso que nunca havia refletido nesses termos.

Pra mim, a figura do pacificador sempre se pareceu mais com aquele pai que, ouvindo os dois filhos brigarem pra decidir de que era a vez no River Raid, gritava de longe, sem tirar os olhos da churrasqueira: “Se entendam logo. Se eu for aí, vão ficar os dois sem o videogame”. E a paz se fazia na base da força e do medo.

Alguns anos atrás, favelas do Rio de Janeiro foram “pacificadas” pela Polícia Militar daquele Estado. E o convencimento do valor da colaboração também não parece ter sido a tônica da ação policial naquele contexto. Ao invés disso, uma ação tática das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) com armamento pesado colocou os traficantes pra correr e, como efeito colateral, vitimou algumas dezenas de inocentes. Desses o caso mais famoso talvez tenha sido do ajudante de pedreiro Amarildo Dias de Souza, que foi detido por policiais da UPP em 14 de julho de 2013, e nunca mais foi visto.

Mas como já dizia o poeta, “Paz sem voz, não é paz. É medo”.

Se no caminho da paz encontramos um rastro de sangue, esta definitivamente não é a paz virtuosa que Jesus louvou nas bem-aventuranças. Ao invés disso é uma tirania. Um absolutismo. Uma violência que usa da paz como justificativa para se instalar, assumindo privilégios e o status de “mal menor”. Mas o mal aqui só é menor porque a vítima ainda não foi você ou qualquer um dos seus.

Voltando ao texto, a bênção prometida a aqueles que instalam a paz por meio da empatia é o reconhecimento de que eles são, verdadeiramente, filhos de Deus. Ou seja, o lugar que eles ocupam na família de Deus.

E nesse momento me vêm à mente algumas figuras proeminentes do cenário evangélico brasileiro. Pastores, bispos, missionários e até apóstolos, que se colocam em pé ao lado de políticos também proeminentes e fazem pouca (ou nenhuma) diferença no sentido de promover a paz.

Ao invés disso os vejo inflamando as massas em defesa do tal político, em ataque a outros políticos e até promovendo o conflito entre irmãos em Cristo que não compartilham da admiração pelos mesmos personagens. Apontando supostas ameaças no outro  campo ideológico e rotulando de adversários qualquer um que não faça coro com seus pontos de vista.

De fato, não se comportam como filhos de Deus.

Mas e quanto a nós? Quanto do nosso esforço tem sido na direção da cooperação, e quanto tem visado acirrar os ânimos já tão suscetíveis neste cenário ultra-polarizado?

Gostaria muito de ser chamado de “filho de Deus” mas reconheço que nem sempre tenho me comportado como um pacificador. Pelo menos não um como o descrito por Eugene Petterson.

Que Deus nos ajude nesta tarefa. E que nos encontre como conciliadores num mundo tomado de rancor.

Um forte abraço e até o próximo Ampulheta.

PARTICIPANTES:
– Giancarlo Marx

COISAS ÚTEIS:
– Duração: 05m35s
– Feed do Crentassos: Feed, RSS, Android e iTunes: crentassos.com.br/blog/tag/podcast/feed Para assinar no iTunes, clique na aba “Avançado”, e “Assinar Podcast”. Cole o endereço e confirme. Assim você recebe automaticamente os novos episódios.
Todos os “Ampulheta”

CITADOS NO PROGRAMA:
Eugene Peterson
Bíblia “A Mensagem”
Mateus 5:9
Jogo “River Raid”
Amarildo Dias de Souza
Música “Paz Sem Voz é Medo” de O Rappa

GRUPOS DE COMPARTILHAMENTO DA CRENTASSOS:
WhatsApp
Telegram



JABÁS:Padrim Bannerpicpay

Amazon Banner

REDES SOCIAIS:
Facebook PostTwitter PostInstagram PostYoutube PostEmail Post

Críticas, comentários, sugestões para crentassos@gmail.com ou nos comentários desse post.

OUÇA/BAIXE O PROGRAMA:

 

Posted in Ampulheta, Podcasts and tagged , , , , , , , , , , , , , , , .