Indo aos Extremos | Devocional C. S. Lewis

Reflexão retirada do livro Cartas de um Diabo a seu Aprendiz, que também faz parte da coletânea de devocionais Um Ano com C. S. Lewis (Editora Ultimato).

O livro Cartas de um Diabo a seu Aprendiz apresenta uma série de 30 cartas de um diabo experiente a seu aprendiz que tenta levar um homem britânico (seu paciente) a condenação. Nessas cartas o diabo com maior experiência orienta seu discípulo com as principais artimanhas que um diabo tem para provocar ao homem a tentação que gere pecado.

Indo aos Extremos

Screwtape explica a utilidade do extremismo

EU NÃO esqueci a minha promessa de refletir sobre a questão se devemos tornar o paciente um patriota extremo ou um pacifista radical. Todos os extremos, exceto o da devoção ao Inimigo, devem ser encorajados. Nem sempre foi assim. Alguma épocas de mostram calmas e indiferentes, então o nosso negócio é embalá-las ainda mais em um sono profundo. Outras épocas, sendo a presente uma delas, mostram-se desequilibradas e tendenciosas para a facciosidade, e então nossa vantagem está em inflamá-las mais ainda. Qualquer grupo pequeno firmemente atado por um interesse em comum, que outros homens desgostam ou ignoram, tende a desenvolver dentro de si mesmo uma admiração mútua de estufa, e em relação ao mundo externo. um grande montante de orgulho e ódio que são recebidos sem qualquer vergonha, porque a “Causa” é o seu patrocinador e as pessoas a consideram impessoal. Mesmo se o pequeno grupo insiste originalmente nos propósitos do Inimigo, isso continuará sendo verdade. Queremos que a igreja continue pequena não apenas no sentido de que menos pessoas possam conhecer o Inimigo, mas também que aqueles que o conheçam possam adquirir essa intensidade afetiva inquietante e a justiça própria defensiva que caracteriza as sociedades secretas ou os partidos. A Igreja propriamente dita é, evidentemente, defendida celestialmente e nós jamais tivemos muito sucesso ainda em lhe atribuir todas as características de uma facção; mas facções subordinadas dentro dela já produziram muitas vezes resultados admiráveis, desde os partidos que se criaram em torno de Paulo e de Apolo em Corinto, até as várias denominações em todo o mundo.

– de The Screwtape Letters [Cartas de um Diabo a seu Aprendiz]

Posted in Artigos and tagged , , , , , , , , .
  • Tia do Bátima

    Este aqui é um livro tenho que ler urgentemente. Diante de tudo o que a humanidade está vivendo, ele é muito atual. Pois, (i) sabendo quem escreveu e de tudo o que o autor viveu; (ii) que é possível correlacionar circunstâncias de instabilidade econômica e social e o aumento do extremismo; e (iii) que este livro discute como a ética pode ser contaminada por pequenas pílulas como no texto acima, percebemos o quanto as coisas que o Lewis viveu estão próximas das que estamos vivendo hoje.

    Lewis e Bonhoeffer são os autores que quero ler nos próximos meses. Na minha opinião, são leituras necessárias pros nossos tempos.

  • Jonatha Zimmer

    ainda não li a biografia do Bonhoeffer. Mas tenho muita curiosidade.

    Eu acho o “Cartas…” incrível, como texto, crítica e formato. É uma ideia incrível! Esse livro gera muito incômodo em mim.