Podcrent 51 | O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei

Go Crentes! Go!

No programa de hoje, Cristiano Machado, Jonatha Zimmer, Mario Ohashi, Tamyres Palma, Manuela Maron e Cristiano Fiori reúnem-se para fechar a trilogia de Podcrents sobre “O Senhor dos Anéis”. Junte-se a esse clã para odiar U M   C E R T O  R E G E N T E, tenha ideias de empreendedorismo equino e veja como nós somos um lixo perto de Samwise Gamgi.

Podcrent 51 O Retorno do Rei

“Era a manhã do décimo quinto dia de março, e sobre o Vale do Anduin o sol subia acima da sombra do leste, e o vento sudoeste soprava. Théoden jazia agonizante nos Campos do Pelennor.”

COISAS ÚTEIS:
– Podcrent 50 – É Cópia, Mas é Gospel
Recaditos 50 – É Cópia, Mas é Gospel
Podcrent 39 – O Senhor dos Anéis – As Duas Torres
Podcrent 27 – O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel (Parte 01)
Podcrent 27 – O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel (Parte 02)

TRILHA SONORA DO PROGRAMA:
The Lord of the Rings: The Return of the King – Soundtrack

CITADOS NO PROGRAMA:
Audiolivro – O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel
Audiolivro – O Senhor dos Anéis – As Duas Torres
Audiolivro – O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei
BTCast #176 – C. S. Lewis
Jogo “Middle-earth: Shadow of Mordor”

REDES SOCIAIS:
– Facebook: www.facebook.com/blogdoscrentassos
– Twitter: www.twitter.com/crentassos
– Instagram: www.instagram.com/crentassos
– E-mail: crentassos@gmail.com

CONTRIBUA COM O CRENTASSOS:
– Patreon: www.patreon.com/crentassos
– Padrim: www.padrim.com.br/crentassos

Reproduzir
Posted in Podcasts, PODCRENT and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , .
  • Maikon Nora

    aeeeee esperei sair os 3 para escutar tudo de uma vez o/

  • Tá loko é muita informação… Vou ter que ouvir de novo, mas só depois de assistir as versões estendidas.

  • Maikon Nora

    Já estou no segundo programa, pqp meu irmão, muito bom, eu tinha doado os meus livros do Senhor dos anéis para a biblioteca da escola onde estudei, mas Deus é bom e não desampara os seus, ano passado ganhei os 3 da minha sobrinha, agora posso ler a trilogia novamente

  • Ansiosa por seus comentários, Maikon.

    Do Vinicius também. 😉

  • Maikon Nora

    Pode deixar, ainda não terminei, tô aproveitando para escutar na madrugada já que tem uma virose que não me deixa dormir hahhaha achei que ia partir ao encontro do Cristo Rei

  • Tia do Bátima

    Ainda estou ouvindo esse Podcrent que nem ficou tão grande assim.

    Enquanto não termino, deixo aqui duas contribuições.

    Primeiro, esta maravilhosa pérola. Não lembro se nos programas anteriores vocês colocaram. Mas vale pra quem não conhece.

    https://www.youtube.com/watch?v=istn5OdsBok

    A segunda contribuição vem do Peru. Divirtam-se.

    https://www.youtube.com/watch?v=ceWoHMXSUHQ

    Amplexos ursídeos.

  • Tem no primeiro e acho que deveria ter em todos os três! OBRA PRIMA!

  • Poucas histórias criaram um mundo tão único com esse.
    Cheguei a jogar o jogo “Middle-earth: Shadow of Mordor” que o Mario comentou e, apesar de inventarem um monte de coisa ali, passaram um pouco do clima pesado de Mordor.
    Agora depois dos podcasts ficou bem mais claro vários detalhes da história. Preciso definitivamente ler o livro, vocês me convenceram que devo começar logo.
    As ligações alegóricas, apesar do Tolkien não dizer que eram, me parecem bem pertinentes.
    Como eu queria que a Terra Média realmente tenha existido em alguma galáxia bem distante…enfim

    #SamÉOCara #TolkienAlegórico

  • Tia do Bátima

    Sensacional esse Podcrent!

    Parabéns aos envolvidos. E principalmente a tia Tamyres, que desde o primeiro programa sobre a Terra Média está sendo a enciclopédia tolkieniana do Crentassos.

    Pelo andar dos comentários, dá pra perceber que a galera nem tem muito a acrescentar. Vcs mandaram bem, e a gente fica meio sem assunto por aqui. Hehe

    Pra não perder o costume (costume este construído em dois comentários até agora), gostaria de trazer o assunto mais pra perto da linguística.

    Como sabem, o Tolkien era linguista. Mais especificamente, ele era filólogo, estudando as literaturas em diferentes línguas de forma comparada. Em linguística temos o entendimento que língua e cultura são inseparáveis, e não é a toa que um camarada chamado Beals falou em 1933 que a “linguística é a ciência mais antiga a estudar a cultura”, e que produz melhores resultados que outras ciências que tratam desse objeto de estudos (treta!). Aí vemos Tolkien criando toda uma cultura, ou melhor, culturas dentro de um universo, pra poder trabalhar essa noção.

    Um fato interessante é que ele criou não somente as línguas élficas, que são as que mais vemos no Senhor dos Anéis. Aqui tem um link pra uma lista completa das línguas que o cara criou.

    Outra coisa interessante, que eu cheguei a estudar um pouco, se refere às línguas élficas. O cara pensou em uma língua mais antiga, o Quenya, falado pelos High Elves, e em uma evolução dela, falada mais comumente na Terra Média, o Sindarin, que até o Aragorn sabia. A inscrição do Anel estava em Quenya e, como todo mundo já deve saber nessa altura, pode ser traduzida pro português brasileiro como: “Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los. Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los”.

    Pensando em tudo isso, lá em 2012, quando namorava minha maravilhosa esposa (beijo, Neftali!), decidi criar nossas alianças de compromisso com base nesse autor. Consegui estudar o alfabeto (chamado Tengwar), consegui umas gramáticas e dicionários e traduzi aquele trechinho da briba: “eu sou do meu amado e meu amado é meu”. A primeira parte ia por fora da aliança (“eu sou do meu amado”) e a segunda por dentro (“e meu amado é meu”). Fiquem aí com a fotinha das crianças. Detalhe importante: a aliança da direita está de cabeça pra baixo.

    Amplexos ursídeos.

    https://uploads.disquscdn.com/images/640aa3bd5a1357b9fd1ebdb8f8c8d30f65d492d9636430e6270bbd7c9b79a21f.jpg

  • Thiago Figueiredo

    Como diria nosso querido Barba: “Oh Deus poderoso”, que episódio sensacional, vale muito a pena esperar tanto tempo pra ouvir um episódio assim, é impressionate como vocês fazem o assunto fluir com bom humor e carisma! Sou fã de cada um de vocês! Não aguentei o Jonatha falando do Gollum/Patolino tomando uma frigideirada na cara e o bico virando pra trás e ainda o pastor Cristiano falando das alegorias do Tolkien e o Barda ficando desgracado da cabeça dizendo que não tem alegoria! Enfim, como sempre um episódio excepcional! Valeu mesmo pela dedicação e por sempre entregarem um conteúdo diferenciado e divertido! Abraços

  • Hugo Herzog

    Que Aragorn abençoe vcs…
    Episodio sensacional!!!

  • Welber Martins

    Ótimo podcast! Perto das duas horas de programa paguei do louco na fisioterapia de tanto que ria. Mas sede de ler as obras literárias de Tolkien, apesar de gostar mais do Lewis.

  • Maikon Nora

    Gostei muito, escutei os 3, cara obra prima, outra coisa que me impressionou é como melhorou muito o podcrent em tudo, mas em questões técnicas esta absurdamente melhor, Tamyres mandou muito bem nos 3, pena que no primeiro o áudio dela ficou meio zoado em alguns momentos, mas nada que atrapalhe a experiência, apresentei para 3 amigos eles adoraram, incentivei eles para aparecer aqui e comentar, mas não rolo, quem sabe em uma próxima!

  • Clauber Silva

    Parabéns pelo podcast, muito bom relembrar desse livro e filmes fantásticos.

    Como o livro é bom… os filmes, embora eu como fã chato tenha reclamado um pouco, são excelentes para ilustrar os livros, só discordo quantos as versões extendidas, vi e só consegui achar mais problemas (eu mal sabia que O Hobbit ainda estava por vir…).

    Me é uma lembrança muito vivida a estréia da Sociedade do Anel no Natal e a correria pra entrar no cinema…rs

    Só pra não passar em branco, a “montagem do anel” é provavelmente um dos maiores clássicos da internet brasileira.

    Enfim, obrigado pelo podcast!

    Abraço!

  • Claudia Luna

    Mas gente, que episódio maravilhoso *–*
    Tenho que compartilhar o meu testemunho com os irmãos rs
    Eu era daqueles infelizes que ficavam falando que Harry Potter é melhor que Senhor dos Anéis sem nem assistir uma hora dos filmes, mas depois de ter acompanhado essa saga penso seriamente em mudar de opinião. Os outros eps eu já tinha ouvido e me interessado, mas dava uma preguiiiiiiiiça… Ainda bem que vocês apresentaram o audiolivro rs agora só tenho que criar vergonha na cara e sair da primeira hora dos filmes rs

    P.S: super apoio podcrentes sobre Harry Potter u.u

  • Eliamar

    fazia tempo que não ouvia o podcast de vocês e gostei de ouvir esse podcast de 3 horas.
    faz tempo que li o livro e tinha me esquecido de algumas coisas que vocês citaram.
    ótimo episódio.

    curiosidade: vai rolar sobre silmarillion?

  • Silmarillion? Vc cre no poder de Deus!?

  • Eliamar

    Sim eu creio !