Músicas do Mundo que Me Edificam #0086 – Dead Fish – Mulheres Negras

E chegamos à 5ª faixa do cd Sonho Médio. Uma das minhas preferidas em todo o conjunto da obra capixaba.

Música: “Mulheres Negras” – Dead Fish

(A versão da música escolhida é um show ao vivo no Hangar 110, em São Paulo, onde as mulheres tomam o palco e entoam a música como um hino, no Mês da Mulher).

 

E se um dia tivéssemos que resistir,
e se tudo que fizéssemos fosse em vão?
A vida mesmo assim teria uma razão.
Manter-se de pé e esperar.

E se não fossemos tão jovens ainda estaríamos aqui?
E se não pudéssemos mais cantar,
nem reclamar
nem protestar?
Fingiríamos esquecer nosso ideal
ou lutaríamos agora pra valer?

Os tombos da vida nos fazem crescer
e não devemos desistir…

Mas então vamos lá,
lutar por um ideal.
Se viver é resistir,
então será…

E ai poderemos sorrir como mulheres negras,
que apesar de todo sofrimento se negam a chorar.

A música é curtinha, não tem repetições e o refrão é em uma paulada só. Eu considero essa música um hino.

Imagino ela soando ao fundo, ecoada por uma multidão que avança em uma luta por seus ideais. É uma música sincera. Começa com perguntas básicas, que ao respondermos, nos deparamos com a nossa estagnação. Não temos grandes dificuldades e sobram motivos para sair lutar pelos nossos direitos e empunhar nossos motivos de luta. A letra escancara na nossa cara a liberdade que temos de proclamar aquilo que acreditamos e a necessidade que há em se fazer isso agora.

Não consigo ouvir essa música sem imaginar uma galera marchando e bradando seus ideias. Acho que muitas causas podem ser encaixadas dentro dessa caixa de “ideias” e por mais que a banda traga suas bandeiras desde sempre, o ouvinte tem a liberdade de interpretar e criar seu próprio imaginário para a música que escutou (a arte é livre assim). Particularmente já cocei os dedos de vontade de incluir ela em algum dos vídeos da “contra-marcha” que realizamos durante a Marcha Pra Jesus em Curitiba todos os anos. Embora ainda não tenha realizado isso, na minha cabeça, enquanto estou no protesto é essa música que está tocando.

É preciso destacar também o título e a estrofe final que claramente nos traz a mensagem e expõe as lutas e o exemplo das Mulheres Negras. A música traz os questionamentos e nos instiga a lutar e no final nos mostra que só após todo esse processo e essa luta, aí chegaremos próximos de poder sorrir, apesar de tudo, como aquelas que lutam e sofrem diariamente, por serem mulheres e por serem negras.

Dica do Dollynho: Se quer homenagear de verdade alguém no Dia Internacional da Mulher, manda essa música pra ela.

*vale lembrar que o Músicas do Mundo Que Me Edificam traz a opinião/visão do colunista a música e não necessariamente é a mesma do autor/artista criador da música.

Posted in Artigos, musica, músicas do mundo, Músicas do Mundo que Me Edificam, musicas seculares, Sessões and tagged , , , , , , , , , , , , .