Machismo no meio cristão

É… sei que parece um pleonasmo dos mais óbvios, mas vamos tentar desenvolver um pouco.

3735326288-feminismo

Hoje, pela manhã, no grupo dos apoiadores do blog (no Facebook) eu compartilhei uma postagem onde uma famosa pastora (ou seja lá qual o titulo que ela tenha) aparece em uma foto, com uma mão em uma panela no fogão e a outra, apontando uma colher de pau para a câmera. Por mais que programas de culinária com celebridades estejam na moda nos dias de hoje, não tratava-se de um reality show, mas de uma exaltação dos SUPOSTOS valores familiares cristãos, com algumas regras que as mulheres deveriam SUPOSTAMENTE seguir.

Antes de qualquer mimimi, não acho que haja problema em uma mulher se dedicar a família e lar, claro que não, acho muito legal alias, desde que isso seja uma escolha DELA e não uma imposição da sociedade (leia aqui, IGREJA).

A imagem gerou um debate, e coincidentemente o amigo e mestre Alex, havia publicado poucos minutos antes, um texto (em outra rede social) falando da questão do MACHISMO NO MEIO CRISTÃO (especialmente em podcasts e no Youtube) e é por conta desse debate que resolvi publicar o texto dele por aqui. O Objetivo é DENUNCIAR atos de machismo nas mídias cristãs aqui da internet (Facebook, Twitter, Blogs, Vlogs, Podcasts ou qualquer coisa assim).

Segue o texto na integra, ao qual nós, do Blog dos Crentassos, fazemos eco e apoiamos integralmente.

 

MACHISMO NO MEIO CRISTÃO (especialmente em podcasts e youtube)

Percebo um machismo no modo como nós cristãos nos referimos às mulheres. E o pior, muitas vezes queremos nos justificar teologicamente quando somos acusados. É fundamental q nós cristãos reconheçamos que, mesmo que você defenda a submissão feminina (estamos falando de um contexto de casamento e Igreja neste caso) Jesus não defende, nem ensina, o machismo. Jesus nunca ensinou que a mulher tem um lugar especifico em que deva ficar (trancada e quieta). Aliás… o q significa submissão feminina nestes casos? Se você homem realmente dá sua vida pela sua esposa, como diz Paulo, então, podemos falar a respeito do assunto.
Submissão feminina de acordo com Paulo não é a mulher preparar refeições pros chatos que só reclamam que nunca é bom o suficiente o que ela faz, como já vi muito no meu contexto.
Quando recentemente estivemos no Brasil varias pessoas (incluindo mulheres) perguntaram pra minha esposa: “Você faz alguma coisa na Alemanha, ou só fica em casa?”. Como se “ficar em casa” fosse um luxo pra ela. Ela optou por não trabalhar, ela disse não pra sua liberdade econômica!! Não tem luxo nisso. Muitos pensam que a opção por ser dona de casa e mãe em tempo integral é uma coisa simples. Acha que a mulher só fica assistindo TV em casa. Duro é que essas opiniões tolas vieram de gente próxima. Em vez de apoio dos amigos e amigas, a mulher recebe mais machismo, e por parte de quem, supostamente, é igual a ela e deveria ajudar a combater esta visão.
Tendo em vista o que coloquei acima tenho um pedido as MENINAS do grupo. Se vocês tem uma situação de MACHISMO envolvendo algum podcast/podcaster ou algum canal do YouTube que sejam CRISTÃOS, por favor, conte sua história/situação aqui neste formulário (totalmente anônimo):

CLIQUE AQUI==>> http://goo.gl/forms/x60N5D5tQ7

Caso queira enviar um print (imagem), não faça no post. Envie por email (alex@bibotalk.com) ou por inbox para mim.

screenshot.220

Conheça também o projeto REDOMAS onde vc pode fazer seu relato, não apenas na esfera da internet, mas em todos os espaços eclesiásticos, como conversamos no Teologia de Boteco com as idealizadoras do projeto, Aqui

Posted in Artigos, Post do Leitor and tagged , , , , .