Uma paz possível

Viver juntos

O cartaz diz: “Viver juntos. Somos todos Charlie”

No domingo dia 11 de Janeiro estive com minha família na marcha “Je suis Charlie” aqui em Montpellier, onde moramos. Mas não é sobre ser ou não ser Charlie que quero falar . Quero falar de um sonho, e este sonho se tornou realidade ao menos por alguns instantes nessa marcha.

Enquanto caminhávamos em família no meio da multidão, meus filhos perguntaram a razão de estarmos ali. Eu e minha esposa respondemos que estávamos todos ali para dizer “Não!” para a violência e fundamentalismo religioso. E continuamos explicando para eles que  não estávamos ali para protestar contra o islamismo ou contra um grupo racial específico. Ensinamos para eles que todos nós devemos respeitar as crenças uns dos outros, e ter uma religião diferente não era motivo para a violência, seja desenhada ou armada.

Entre uma explicação e outra, vejo de repente um grupo de muçulmanos caminhando junto com todos os demais. Eles também desejavam o fim da violência religiosa. Mostramos essa cena aos nossos filhos, porém, nossos olhos enxeram de lágrimas quando ao lado deste grupo de muçulmanos avistamos um judeu e para nossa surpresa, ainda maior, duas freiras bem próximas a este grupo. Foi impossível não sentir uma grande esperança que poderia se tonar realidade se todos, de fato, quiserem viver juntos.

Não se trata de crer nas mesmas coisas, claro que não! E nem se trata de dizer que o importante é ter uma religião, não importa qual seja. Mas, justamente pelo caráter único do cristianismo é que somos chamados a viver em paz com todos sem impor a ninguém o nosso ponto de vista. Muitos confundem testemunhar de Cristo com impor o Cristo. Porém nós testemunhamos com nossa vida, com nossas ações que devem favorecer as pessoas e não tirar-lhes a liberdade. Neste ponto você pode estar se perguntando: “mas como essas pessoas se converterão?”. E a resposta é: “isso é obra do Espírito Santo e não da nossa força de imposição religiosa”.

Lembremos do que Paulo disse aos romanos:

“Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor. Pelo contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.”

(Romanos 12:18-21)

Os problemas começam quando queremos fazer o trabalho que pertence a Deus e não a nós. Nós devemos viver fazendo o bem a todos, mas quem age é o Senhor. Confiemos nele e façamos a nossa parte tendo paz com todos.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde!

Posted in Artigos and tagged , .