#TERMINEI – Evangelho Maltrapilho

A algum tempo atrás, ganhei de presente de um grande amigo, uma cópia do aclamado O EVANGELHO MALTRAPILHO, escrito pelo estadosunidense, Brennan Manning.

O_evangelho_maltrapilho_detpNa verdade o presente se deu no contexto de que ao conversar com o queridíssimo Osmar Ludovico, perguntei se ele teria uma biografia básica para quem quisesse buscar uma espiritualidade mais simples e encarnada e, numa lista de dez livros, a obra em questão havia sido citada.

Para inicio de conversa, há um trecho, logo no inicio há uma introdução chamada “Uma palavra antes de começar” de apenas duas paginas e apenas nessa trecho, já me apaixonei pelo texto. Esse textinho diz para quem foi escrito e para quem não foi escrito, e é claro, me identifiquei exatamente com o alvo do texto.

Ao longo das paginas do livro, o evangelho apoteótico dos homens e mulheres generais de Deus, vai dando espaço para um evangelho que mais se parece com um abrigo para moradores de rua que precisam de comida, banho e uma cama para dormir, longe dos perigos da sarjeta das grandes cidades, o evangelho de Cristo é encarado como uma ESCUDO e não como um ESPADA.

Claro, é uma tolice completa, achar que o autor revolucionou alguma coisa, pois as palavras dele, não são nem um pouco originais, se comparadas ao texto bíblico, a única coisa que Brennan faz, é expor aos nossos olhos cascudos com o tempo e a religiosidade, tudo aquilo que sempre esteve escrito lá na bíblia.

Vemos neste livro vários testemunhos, alegorias, palavras duras e sobre tudo, tentativa de se render diante de Deus, largar as armas da prepotência evangélica tão difundida e aplaudida por tantos webteologos nos nossos dias, o livro poderia ser resumido na frase:

“Ok, Deus… Eu desisto, não tenho capacidade de ser  um cristão “perfeito”… Eu me entrego”

Posso aconselhar, a todos que não tem medo de repensar seus conceito e de rever suas verdades, mas não acho que seja bom para quem tem certeza absoluta que consegui colocar um arreio em Deus e agora está sob o total controle da sua experiência cristã.

O Livro é de fácil leitura e acessível a qualquer pessoa.

Vale cada pagina!

Posted in Artigos and tagged , , , , , .