Suicídio pastoral à prestação #pastorais

O texto abaixo é uma mensagem do Pastor Marcos Rocha – pastor da Igreja Cristã Sal da Terra setor Sul, em Goiânia-GO. Ele escreve a partir do testemunho de pastores que cometeram suicídio nos Estados Unidos e o caso recente de um pastor Batista na Bahia. 

 

Por favor leia. Replique e indique para seus amigos, principalmente se ele é pastor(a).

 

“Creio que nós pastores e lideres da igreja somos muito tentados nos resultados aparentes e nas comparações. A palavra de Deus diz que nós plantamos e regamos, mas quem dá o crescimento é Deus. Essa busca obscessiva pelo inchaço a todo custo está trazendo um nível de stress e frustração insuportável. Esse modelo de sucesso do auditório lotado enche de dúvidas o coração daqueles que não estão tão certos assim da identidade da igreja e de si mesmo.

Somos tentados, por todos os lados, a perder a essência da vida da igreja, que é o relacionamento marcado por um amor fraternal e um interesse final na pessoa e em seus desafios cotidianos. Cada vez mais pastores estão deixando de serem apenas pastores para se tornarem gerentes de uma instituição com metas a bater. Cada vez mais pastores estão perdendo o cheiro das ovelhas, e o debruçar sobre uma vida piedosa de meditação na palavra de Deus e oração. Cada vez mais pastores e lideres estão em busca de metodologias e estratégias de rede e de marketing para alcançar seu próprio sucesso.

Esse frenesi está os deixando loucos, com suas famílias arrebentadas, e um gosto terrivelmente amargo de frustração. Jesus foi tentado a transformar seu ministério em espetáculo apoteótico, em um evento marcado por muito barulho e pouca eficácia. A pergunta não é quantas pessoas estavam no auditório, a pergunta é como estão essas pessoas na sua relação com Deus, com o próximo e consigo mesmas.

Precisamos resistir a tentação de entrar nessa roda “morta”, praticando o pastorado pelas pessoas e direcionando sempre nossas estratégias para atender melhor o aflito, o pecador, o doente.

Que Deus nos livre desse vírus maldito da vaidade e vã glória. Toda honra, toda glória seja a Cristo nosso Senhor e salvador.

Posted in Pastoral and tagged , , , , , , .