O xamanismo evangélico

xamanismo

O xamanismo é um sistema religioso que se baseia no princípio de que há uma autoridade religiosa especialista em divindades, que sabe como agradá-las e obter seus favores. Ele também faz uso de fórmulas mágicas, seja por meio de palavras, seja por meio de rituais. Isso é possível, pois, neste sistema de fé, o personagem religioso quer obter algum favor da divindade à qual ele se submete. Não há nenhum relacionamento entre o fiel e a divindade, exceto no caso daquele precisar resolver algum problema da sua vida em um determinado momento. Portanto existe apenas uma relação de causa e efeito, ou uma relação de troca, onde o fiel precisa de um favor e está disposto a oferecer à divindade qualquer coisa que o xamã especificar.

Quando os hebreus deixaram o Egito, Deus, por meio de Moisés, deixou claro que eles não deveriam se misturar com os demais povos, sob risco de duro castigo. Este aviso não foi mero capricho de Deus, pois sabemos que o sistema religioso dos cananeus também era baseado num esquema de troca. Para obter boas colheitas, o povo deveria procurar o especialista em divindades que determinaria o que tal e tal deus pedia ao povo. Então, em troca de boas colheitas, de fertilidade e de boa saúde, os fiéis se submetiam aos rituais prescritos pelo sacerdote daquele povo. Logo, não havia amor nessa relação homem-divindade.

Por outro lado, a lei que Deus ofereceu aos hebreus também possuía seus rituais. Entretanto, de maneira contrária aos sistemas de troca, os rituais dos hebreus eram pedagógicos no sentido de lhes explicar quais eram os efeitos do pecado, isto é, o que o afastamento da relação de amor que Deus tinha com seu povo poderia provocar.

Portanto, cada vez que nos aproximamos de Deus por meio de alguém que diz ter um acesso especial a Deus, ou que afirma possuir conhecimentos superiores sobre as divindades para obter favores que costumamos chamar de bênçãos, agimos como os adeptos do xamanismo ou mesmo como os antigos fiéis das religiões cananéias. A grande diferença do Evangelho em  relação aos demais sistemas de fé, reside no fato de que Deus quer se relacionar com seus filhos por meio do amor. Logo, toda relação de troca, na qual o fiel se aproxima de Deus para obter favores com a execução de determinados rituais, está muito mais próximo do xamanismo do que do Evangelho de Cristo.

Posted in Artigos and tagged , .