ScholeQueÉ – Introdução ao livro de Zacarias – O Messias vem aí #037

Zacarias

Introdução ao Livro de Zacarias – O Messias vem aí

O ministério de Zacarias foi adicional ao de Ageu no período pós-exílico. Zacarias começou seu trabalho cerca de dois meses após os oráculos de Ageu. Ageu desafiara o povo a reconstruir o templo e Zacarias chamou a comunidade pós-exílica ao arrependimento. Uma vez que os trabalhos de reconstrução estavam concluídos, restava ao povo a consciência correta da adoração e serviço apropriados.

[tabs style=”default” title=””] [tab title=”Introdução”]

O nome Zacarias significa Javé se lembrou, e expressa o sentimento dos exilados após o cativeiro babilônico. No livro de Neemias lemos que Zacarias era neto de Ido, que retornara do cativeiro com Zorobabel e Jesua (12:4). Neemias também o identifica como membro da família sacerdotal de Ido (12:16). Zacarias, portanto, era descendente de Levi e serviu em Jerusalém como sacerdote e profeta.

O livro está indubitavelmente seccionado em duas partes. O livro pode ser dividido de acordo com seu estilo e interesse histórico entre os capítulos 1 a 8 e 9 a 14. A primeira parte se situa no período persa, antes da reconstrução do templo sob a liderança de Josué e Zorobabel. Neste trecho, as profecias são datadas e vêm em forma de visões. A segunda parte não trata mais sobre o templo; Josué e Zorobabel não são mais mencionados; as profecias não são mais datadas nem tem a forma de visões. A ênfase teológica da segunda parte é totalmente escatológica se comparada com a primeira. O estilo literário também é distinto da primeira parte, tratando-se, claramente, de uma literatura apocalíptica, gênero característico do período pós-exílico.

Da mesma maneira que Ageu, Zacarias escreveu aos hebreus de Jerusalém e proximidades que retornaram do exílio. Em virtude da impassividade espiritual neste período, Zacarias exortou e motivou os ex-cativos a reconstruir e prosseguir a vida.

Os oráculos de Zacarias foram pronunciados durante o reinado de Dario, rei da Pérsia (521 – 486 a.C.). Somente um grupo reduzido de judeus retornara a Jerusalém após os 70 de cativeiro; por isso os muros e o templo de jerusalém continuavam destruídos. Logo, a promessa de restauração predita por Jeremias e Ezequiel estavam longe do seu cumprimento (Jr. 30 – 33; Ez. 36 – 39). Conforme estudado anteriormente, foi um período de sombras, desânimo e ameaças das nações ao redor contra qualquer tentativa mínima de progresso.

Em contraste com essa situação desoladora, as palavras de Ageu e Zacarias animaram e motivaram o povo da Aliança à reconstrução material e regeneração espiritual. Ageu iniciou este trabalho e Zacarias arrematou sua mensagem para a renovação espiritual (1:3-6; 7:8-14).

O ministério de Zacarias durou mais de 2 anos até a conclusão dos trabalhos de reconstrução do templo e celebração da páscoa em 515 a.C. (Ed. 6:13-22).

[/tab][tab title=”Estrutura”]

Estrutura de Zacarias

Os oráculos de Zacarias podem ser estruturados da seguinte forma:

  • A chamada ao arrependimento – 1:1-6

  • As visões de Zacarias – 1:7 – 6:8

  • A coroação de Josué – 6:9-15

  • Mensagem sobre a justiça, misericórdia e jejum – 7:1-14

  • Mensagem sobre a restauração de Jerusalém – 8:1-23

  • Oráculos sobre o Messias – 9 – 11

  • Oráculos sobre Israel – 12 – 14

O livro divide-se em duas partes principais contendo oito visões, quatro mensagens e dois oráculos. A primeira parte contém a introdução em forma de chamada ao arrependimento (1:1-6), as visões noturnas (1:7 a 6:15) e as palavras sobre o jejum (7 e 8). A segunda parte, como visto acima, tratam-se de oráculos escatológicos sobre o Messias (9 a 11) e Israel (12 a 14). Todos esses estilos literários reunidos serviram para estimular os judeus do pós-exílio a permanecerem fiéis à Aliança para o estabelecimento do seu reino por meio do Messias.

A introdução serve como uma convocação para o retorno a Javé, ratificando a mensagem de Ageu acerca da reconstrução do templo (Ag. 1:1-6). Entretanto, a reedificação do templo deveria vir acompanhada da restauração espiritual. A mensagem de retorno ao Senhor é confirmada pelas visões que confirmam que Javé está “voltando para Jerusalém” (1:3; 16; 2:10), e que seu controle sobre o cosmos não foi perdido.

Resumidamente, o conteúdo das visões pode ser entendido da seguinte maneira:

Primeira visão

1:7-17

Javé está no controle de tudo, embora o reino não esteja implantado

Segunda visão

1:18-21

Intervenção da Javé na história para a realização do seu propósito

Terceira visão

2:1-13

Encorajamento do povo ao prometer que Javé habitaria com seu povo

Quarta visão

3:1-10

Ação misericordiosa de Javé ao purificar Israel, representado por Josué

Quinta visão

4:1-14

Encorajamento do povo pela ação do Espírito Santo para a reconstrução do templo

Sexta visão

5:1-4

Encoraja a obediência à Lei

Sétima visão

5:5-11

Desencorajamento das esperanças políticas e econômicas vindas da Babilônia

Oitava

6:1-8

A ira de Deus é aplacada e seu povo vingado. A coroação de Josué indica a unificação dos ofícios de rei e sacerdote na mesma pessoa, tipificando o Renovo do Messias.

Após as visões, as mensagens de Zacarias contém a advertência contra uma religiosidade oca e superficial e o desafio à obediência a Javé. A verdadeira espiritualidade se fundamentaria na busca pela justiça social e a consequente restauração de Israel no futuro (8:9-13).

A segunda parte do livro, de cunho escatológico, trata sobre o Messias. A rejeição que o povo faria dele resultaria em sua dispersão e sofrimento nas mãos de um pastor falso e ganancioso (9:1 – 11:17). Após seu arrependimento, Deus reúne os eleitos e restaura as bençãos da Aliança onde Israel desfruta da presença de Deus em seu reino inaugurado.

Aqui o conteúdo de Zacarias tem uma ênfase diferente da primeira parte. Ao que tudo indica, o texto de Zacarias, nos capítulos 1 a 8, nutre uma esperança de que Zorobabel poderia ser o agente de implantação do Reino de Deus. Entretanto, no trecho dos capítulos 9 ao 14, Zorobabel não é sequer mencionado, dando espaço a outros elementos de mudança não apenas terrestre, mas também revolucionária, cósmica e cataclísmica.

[/tab][tab title=”Propósito e Conteúdo”]

Propósito e conteúdo

O profeta Zacarias trata dos seguintes assuntos em seus oráculos:

  • A renovação da Aliança

  • Justiça social

  • A soberania de Deus

  • O Messias

Zacarias escreveu para a comunidade pós-exílica que estava seguindo os mesmos passos de seus ancestrais (1:3-5). Por isso seus oráculos são para exortação, repreensão e incentivo nos tempos difíceis que enfrentavam. Esta geração era tão culpada pelo exílio quanto as anteriores (7:8-14).

Neste momento de crise, Zacarias apela ao arrependimento e retorno a Javé (1:3-5). A adoração e culto verdadeiros, no templo reconstruído com o incentivo de Ageu, viria apenas com a renovação espiritual e a obediência à lei do Senhor. Desse modo, as bênçãos da justiça e prosperidade trazidas pelo Messias se concretizariam no Reino de Deus (6:9-15; 8:13).

Distintamente de outras literaturas apocalípticas, Zacarias não focaliza somente os aspectos futuros do Dia do Senhor, mas invoca a consciência coletiva para a justiça social ainda no presente. Isto é, antes de todos os povos buscarem o favor de Deus em Jerusalém, os judeus deveriam buscar ao Senhor e praticar a justiça para com as viúvas, pobres, órfãos e também estrangeiros (7:9-10; 14:16-21).

Ao tratar sobre a ordenação de Josué e Zorobabel, Zacarias prosseguiu ratificando a liderança divinamente instituída em Israel, recobrando as esperanças na restauração messiânica e no cuidado de Javé ao guiar o povo da Aliança.

O valor de Zacarias para os Cristãos

As duas parte de Zacarias colocam os gentios no plano de salvação e trata sobre a prática do culto correto e a busca pelo Reino de Deus em primeiro lugar.

O Novo Testamento cita em torno de 70 trechos de Zacarias, dos quais a maior parte encontram-se em Apocalipse. As citações mais conhecidas estão nos capítulos 9 a 14. Os cristãos encontram o cumprimento da vinda do rei vencedor, mesmo que humilde (Zc. 9:9) na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Mt. 21:5). A traição de Judas por 30 moedas de prata (Mt. 27:3-5) foi associada com Zc. 11:12-13. Mesmo o abandono de Jesus pelos discípulos (Mt. 26:31, 56) foi relacionado com Zc. 13:7.

Ademais Zacarias traz consolo e esperança para aqueles que sofrem nas mãos de pastores opressores e anima os leitores à construção de um mundo melhor, ao mesmo tempo que incentiva a olhar além do mundo material aguardando nossa redenção esperando por uma cidade melhor, da qual Deus é o construtor.

[/tab][/tabs]

[button size=”small” color=”blue” style=”download” new_window=”true” link=”https://crentassos.com.br/blog/wp-content/uploads/038-Introdução-Zacarias-Crentassos.pdf”]Download (PDF)[/button]

Para ler o post original no blog do autor, clique no banner

Milhoranza

Posted in Scholé que é Crentassos? and tagged , .