FilmaSSos – Olhos azuis

Pouca coisa é mais bugiada do que o cinema brasileiro. Desde pequeno aprendi que filme brasileiro não presta e ponto, é coisa de gente sem-vergonha e coisa e tal, por conta das pornochanchadas, e os motivos desse declínio não cabem aqui explorar. Contudo, de uns anos para ca tudo isso tem mudado de figura, bons filmes tem surgido, com boas historias e por ai vai.

A algumas semanas, tive que extrair dois dentes e como houveram complicações, ganhei três dias de folga, e nesses três dias, sem poder sair de casa, fiquei lendo e vendo tv, e eis que numa tarde dessas, surge um filme chamado OLHOS AZUIS, o qual eu nunca tinha ouvido falar.

O filme é basicamente a historia de um policial em fim de carreira que cuida da entrada de pessoas nos estados unidos, alcoolista e muito preconceituoso, resolve, no seus ultimo dia, pegar pesado com um brasileiro, e isso inicia uma serie de problemas.

O filme não é uma obra de arte no sentido visual mas a proposta é muito interessante, e é essa: um debate sobre o RACISMO e PRECONCEITO.

Pode passar desapercebido alguns detalhes, mas o fato de um dos policiais ser filho de mexicano e a policia ser negra são pequenos detalhes ali valorizam demais o debate e tudo mais.

Pois bem, segue a dica pra quem quer ver um filme BRASILEIRO com um debate muito interessante sobre oq os GRINGOS pensam do mundo e oq o MUNDO pensa dos gringos…

Grande Prêmio Cinema Brasil (2011)
  • Vencedor na categoria:
Melhor trilha sonora original (Jaques Morelenbaum)
  • Indicado nas categorias:
Melhor diretor
Melhor filme
Melhor roteiro original
Festival do Cinema Brasileiro de Miami (2010)
  • Vencedor nas categorias:
Melhor ator (Irandhir Santos)
Melhor direção de fotografia
Festival de Paulínia (2009)2
  • Vencedor nas categorias:
Melhor filme
Melhor roteiro
Melhor atriz (Cristina Lago)
Melhor ator coadjuvante (Irandhir Santos)
Melhor montagem
Melhor som
ps.: o GRINGO é o Inspetor Sledge Hammer do seriado dos anos 80 🙂
Posted in FilmaSSos and tagged , , , .