#NMMDV – Deus abrirá uma porta

A imagem abaixo, vista numa dessas fan pages do Facebook, me motivou a escrever sobre este pensamento muito comum no meio cristão atualmente.

Deus te abriu uma porta? Mas você está preparado para passar por ela?

Deus te abriu uma porta? Mas você está preparado para passar por ela?

Este tipo de afirmação parece pertencer à categoria “Versículos Bíblicos que não estão na Bíblia“, tal como “Quem não vem pelo amor vem pela dor” ou “O cair é do homem, mas o levantar é de Deus”. Embora a frase em destaque na imagem não seja propriamente uma heresia é necessário fazer algumas distinções bíblicas importantes para não confundirmos a Bíblia com uma espécie de Manual de Auto-ajuda.

Ao analisar a imagem e o que ela se propõe a transmitir pode dar a falsa impressão de que esta porta aberta por Deus será o caminho para sucesso, onde todas as coisas darão certo “em nome de Jesus” e não haverá nenhum obstáculo à vista.

Fiz uma pesquisa pela palavra “porta” na Bíblia, e obtive 581 resultados. Deste total 496 estão no Antigo testamento e 85 no Novo. Em nenhuma destas ocorrências há a ideia de Deus abrir uma porta conforme a imagem acima. Os versículos que mais se aproximam desta linha de pensamento são 1 Coríntios 1:16, 2 Coríntios 2:12, Colossenses 4:3 e Apocalipse 3:8.

Três, das quatro passagens acima, foram escritas pelo apóstolo Paulo. O livro de Atos narra de que forma ele executou seu trabalho missionário e sabemos que houve muita perseguição e impedimento, conforme ele mesmo diz em 1 Coríntios 16:9. Em Colossenses Paulo também fala de uma porta, mas devemos nos lembrar que ele estava preso quando escreveu isso, e não diante de um mar calmo e tranquilo como a imagem acima nos passa.

O último texto que cita o termo porta no sentido aplicado pela imagem em questão é Apocalipse 3:8.  Notem que no contexto deste versículo João fala sobre a sinagoga de satanás contra a igreja de Filadélfia. Portanto, apesar de ninguém poder fechar a porta aberta haveria muita oposição. Novamente o caminho para esta porta não seria fácil como a imagem em destaque propõe.

Portanto, se você caro leitor, quiser fazer uma imagem que remeta a princípios bíblicos, tenha certeza de que se trata de um versículo autenticado pelas escrituras. Não tente passar uma “mensagem bonitinha” apenas para ganhar “likes” e “compartilhamentos”. A Bíblia nunca pintou um mar de rosas para a vida de ninguém, porque nós faríamos o mesmo?

Posted in NMMDV and tagged , , , , , .