#FilmaSSos – Os Sem Florestas

É… Uma animação!

Em 2005, o “Os Sem Florestas” aparece nas telas dos cinemas como mais uma película de animação sem nenhum valor a não ser divertir as crianças, mas não foi bem este o caso e a luz brilhou sobre minha cabeça, quando a minha esposa falou:

– Caramba… As Batatitas™, são o CAPITAL… Pq com Batatitas™, muito, sempre é pouco!

Se vc já viu esse filme, aguarde mais um pouco e vamos tratar de detalhes mais adiante, mas para vc q ainda não viu e que nem mesmo deu muita moral ao filme, segue agora alguns pontos sobre a trama.

Depois de um inverno as criaturas q habitam uma floresta começam a acordar de seu longo sono, e tomados de grande espanto, percebem um muro em sua casa, nada mais nada menos q um condomínio floresce no meio da vida natural, sem saber de que se trata, os animais ficam a mercê do Guaxinim, que quer a todo custo pagar uma dívida com um urso, manipulando todos os animais q acabaram de acordar, com os encantos tecnológicos e com as guloseimas que os novos vizinhos trouxeram. Até ai tudo bem, e se vc for esperto, já sabe como esse filme vai terminar. Mas não é esse o ponto.

Nesse filme, questões como a MANIPULAÇÃO DA MASSAS (RJ convencendo os animais a fazer oq ELE deseja), troca de VALORES (trocando a convivência pelas guloseimas do condomínio) e AUTORITARISMO (da Gladys, presidente da associação de moradores do condomínio), ainda mais, o preconceito e racismo e o elitismo são apresentados quase q subliminarmente, na relação do guaxinim com o urso, entre os animais da florestas e o guaxinim e entre os humanos e os animais. O consumismo desenfreado e a obsolescência programada aparecem aqui e ali, e se vc não tiver a sensibilidade necessária, deixa passar desapercebido.

A DremWorks foi muito feliz em colocar essa historia em forma de desenho animado, pois afeta diretamente quem? Quem? Quem?  Exatamente oq vc pensou… AS CRIANÇAS. Logo… vc q é Pai ou líder de ministério infantil, encontrará amplo material para trabalhar em casa ou na igreja e até mesmo na escola, N assunto com essa singela e indefesa (??) animação!

Bem, se vc não viu, veja se vc viu, e não pegou os detalhes q eu passei, reveja, e vamos conversar mais sobre isso nos comentários!

Bom divertimento, e lembre-se… Com Batatitas™… Muito, sempre é pouco!!!

 

Posted in FilmaSSos and tagged , , .
  • Tattinha Carneiro

    Já tinha visto o filme, bem legal. Percebi que tinha muita coisa nas entrelinhas, mas não tive tempo de rever…

  • eu vi na tela quente ,quase o filme inteiro e bem que tem esses pontos cristiano machado ,mas não vi a parte do machismo

  • reveja-o

  • Pingback: Profetilinks - #106()